Blumar Turismo
BUSCA DE RESERVAS
Busque Cidade ou Hotel
Escolha uma data para sua viagem
Escolha o tipo de habitação
Inspire-se com TRANCOSO | Uxua Casa Hotel

TRANCOSO | Uxua Casa Hotel

por: Lorene Magnelli

Hotel Favorito Blumar
Preço por pessoa por dia a partir de
chegando em 23/05/2024
saindo em 28/05/2024
em quarto
...


Trancoso é um paraíso escondido no litoral baiano, inicialmente descoberto durante os anos 70 por hippies ou "biribandos", nome dado aos nativos, como descobri ao conversar com a recepcionista da Pousada Bahia Bonita. Irene, natural de Santa Catarina, lia um livro sobre a história da cidade para conhecer mais sobre os encantos desta vila de pescadores que nos últimos 20 anos foi redescoberta pela elite paulistana Desembarquei no aeroporto de Porto Seguro (BPS) na hora do almoço, e peguei o traslado de 1 hora por estrada para Trancoso; esta é a opção mais longa, mas evita atravessar de balsa para Arraial D'Ajuda, o que pode ser muito desconfortável em um dia quente, pois você deve deixar seu veículo durante a travessia de 10 minutos, e há pouco abrigo do sol do meio-dia. Meus próximos dois dias foram dedicados a inspeções des diversos hotéis e pousadas que são facilmente agrupados por localização. A primeira questão ao escolher seu hotel deve ser: A) perto do Quadrado, que é onde se encontra a agitação dos restaurantes e lojas, ou B) a beira mar para uma estada com maior traquilidade.


Ciclismo no Vale dos Bufalos

Depois de fazer o check-in, estava pronto para a minha aventura do dia: pedalar pelo Vale dos Búfalos. Assim que cheguei, meu "anfitrião" Léo estava a minha espera com uma mountain bike, equipamentos de segurança, água e um “snack box” para começar nossa avebtura de 2 horas até uma fazenda de búfalos, nos arredores de Trancoso. O passeio de quase 30km é feito em sua maioria em terreno plano, em meio a mata atlântica. Pegamos uma trilha de terra paralela à praia de Coqueiros, passando por várias pousadas e condomínios incrivelmente luxuosos; quanto mais avançamos, mais densa a vegetação se tornava, até chegarmos à entrada da fazenda. Depois de uma pequena subida em direção ao vale, nos deparamos com uma vista inusitada aos nos deparar com búfalos pastando e o mar esverdeado em segundo plano. A viagem de volta foi parcialmente feita ao longo da praia, mas por causa da maré alta, fomos forçados a voltar para o mesmo caminho que percorremos. O nível de dificuldade do passeio é de moderado a difícil, mas as paisagens e a tranquilidade da área faz valer a pena todo esforço.


Onde ficar no Quadrado

Uxua: Um dos mais comceituados hotéis boutique localizados no coração da vida da aldeia e a poucos metros da praia, Uxua é um dos meus lugares favoritos para se hospedar. Projetadas sob um modelo de turismo sustentável, todas as 10 casas de pescadores coloridas foram redecoradas em colaboração com artistas locais e utilizando materiais reciclados; cada um nomeado em homenagem ao pescador que já viveu lá. Cada propriedade tem um apelo diferente, oferecendo experiências diferentes para hospedes habituais nunca cairem na mesmice. O serviço é impecável e cada hospede é calorosamente recebido pelo Anfitrião Carlos que me conta que fez grandes amizades com convidados anteriores e até os convidou para jantar em sua própria casa. A piscina surpreendente, embutida com pedras de quartzo verde cintilantes, é dito ter poderes curativos enquanto o spa e as espreguiçadeiras estão localizados a 7 minutos de caminhada.



Jacaré Brasil (vista para praia): Do lado oposto da Uxua, você encontra o Jacare Brasil, uma propriedade menor sob o mesmo conceito: 5 casas decoradas com refinamento, cada uma com suíte de 1 quarto, serviço de governança e vista panorâmica. Ideal para quem procura um serviço de hotel 5 estrelas, com a privacidade de sua própria casa. Todas as 5 casas têm um quintal privativo e compartilham uma piscina infinita, um deck panorâmico e um bar de piscina. O destaque da pousada é sua localização estratégica, bem no canto esquerdo do quadradro, oferecendo vistas surpreendentes do litoral.

El Gordo (vista para a praia): Ao lado do Jacaré Brasil fica a Pousada El Gordo, uma das primeiras pousadas design no coração do Quadrado, com 12 quartos distribuídos ao longo de seu terreno desnivelado, que proporciona uma das mais belas vistas para o mar. O restaurante português EL Gordo está na lista dos melhores restaurantes de Trancoso, oferecendo uma vista panorâmica do mar e cercado por uma piscina infinita. O acesso aos quartos pode ser um pouco incômodo, pois há um número considerável de escadas estreitas para subir e descer.
Hotel da Praça: Estrategicamente localizado, o Hotel da Praça é o imóvel mais acessível do Quadrado. Com 12 quartos confortáveis, decorados com artesanatos locais. O destaque do hotel é sua exuberante área de jardim, com um lounge montado sob a sombra de uma árvore frutífera centenária. O restaurante também é aberto ao público e possui janelas abertas, interagindo com a vegetação.
Capim Santo ( a poucos passos do Quadrado): Uma das pousadas mais tradicionais de Trancoso, o Capim Santo está localizado a poucos passos do Quadrado, em 5000m² de vegetação exuberante e árvores nativas. A pousada conta com piscina, jacuzzi, 15 quartos e bangalôs. O restaurante Capim Santo está escondido em um belo jardim com mangas e muitas mesas externas, servindo café da manhã diário para seus hóspedes e aberto ao público à noite. Um dos meus restaurantes favoritos da cidade, especializado em frutos do mar e culinária baiana.



Etnia Quadrado: A poucos quarteirões do Quadrado, e tendo a praia a 10-20 minutos de caminhada, Etnia tem a vegetação mais exuberante de todas. Todos os 8 bangalôs de decoração étnica estão escondidos ao redor da floresta. Bem em frente à piscina fica um restaurante de cozinha mediterrânea/italiana, em um ambiente aberto, com alguns assentos ao ar livre. André, um dos donos, e seus dois cães Labrador recebem todos os hóspedes em um ambiente muito acolhedor e tipicamente brasileiro.






Onde ficar a beira mar

Bahia Bonita (em frente à Praia do Rio Verde): O melhor custo x benefício das pousadas a beira mar, a Bahia Bonita possui 18 suítes com vista para o jardim e mar em um design rústico e limpo, decorado com artesanato colorido local. Seu lounge de praia e restaurante ao ar livre são o destaque da pousada, reunindo um público festeiro e animado no verão.



Estrela d'água (em frente à Praia dos Nativos): No outro lado da praia de Trancoso está a Estrela D ́Agua, um dos primeiros hotéis de praia de Trancoso e que possui o maior número de quartos de todos os outros imóveis além do Club Med. São 14 suítes espalhadas em edifícios de 2 andares, apartamentos e 2 bangalôs com piscina privativa, especialmente projetadas para lua-de-mel. Sua área de lazer inclui 2 piscinas, 2 restaurantes e um lounge de praia que também recebe não-hóspedes. O hotel perdeu um pouco de sua intimidade devido ao se tornar cada vez mais popular, especialmente para os interessados em uma estada mais isolada, no qual muitas das pequenas pousadas e propriedades privadas fazem tão bem.



Villas de Trancoso (em frente à Praia dos Nativos): Villas de Trancoso foi um dos primeiros complexos sob o conceito de casas particulares. Em jardins perfeitamente planejados e um vasto gramado verde ficam 5 casas de praia luxuosas de um e dois quartos totalmente equipadas com todas as comodidades de um hotel 5 estrelas. A 6ª vila com quatro quartos está localizada dentro do Terravista Golf Resort e apenas dois quilômetros abaixo da praia. A área comum das vilas contém uma grande cabana servindo como restaurante, business center e sala de jogos, bem ao lado de uma piscina de mármore branco.



Pousada Tangará (em frente à Praia dos Nativos): Alguns passos à frente da Villas de Trancoso você encontra, a Pousada Tangará, inaugurada em 2011 e com o nome de uma ave regional tropical. O edifício azul ciano semi-destacado abriga 12 quartos e suítes, totalmente equipados e em uma decoração limpa com tema de pássaro. L'Occitane abriu um Spa em seus jardins imaculados e na casa principal; o café da manhã é servido diariamente em uma grande mesa de madeira rústica. Ao atravessar uma espécie de passarela sobre os manguezais, se encontra um dos lounges de praia mais bem estruturados: bangalôs com sofás lounge e acesso à internet wi-fi; espreguiçadeiras e guarda-sol para aqueles dispostos a aproveitar as águas esverdeadas e calmas da praia de Nativos. A Pousada Tangará é uma das melhores opções para quem procura se hospedar em uma pousada charmosa próxima ao mar.



Dica: A maioria das pousadas de praia fica a 1 – 2 km do Quadrado e um passeio de táxi curto é recomendado à noite. Uma tarifa de táxi de ida custa R$20,00 (R$ 12,00) e pode ser facilmente organizada na recepção.


Onde comer, beber e festejar

Por menor que Trancoso pareça ser, oferece uma vasta variedade gastronômica, indo desde a culinária baiana até sushis frescos. Muitos dos melhores restaurantes estão no Quadrado. Durante o verão, as melhores festas acontecem em lounges espalhados pelas praias de Trancoso.

LAILA ADIPE ASSEF BISTRÔ: Esta sala de jantar convidativa (que se assemelha a uma sala de estar) apresenta a saborosa cozinha caseira de Laila .

MARITACA: Um doss locais mais populares de Trancoso oferece pizzas simples, risotos e qualquer outra coisa que seja fácil de comer, além de uma bem conceituada lista de vinhos.

CACAU: Pegue a Bahia, adicione uma pitada de sofisticação contemporânea, e você ganha esse lugar de jantar intimista, situado em um jardim ao lado do histórico Quadrado.




SABOR DA BAHIA: Um dos primeiros restaurantes que você encontra ao entrar no Quadrado, o Sabor Da Bahia serve uma picanha de dar água na boca com legumes grelhados, abacaxi e batatas fritas. De propriedade de uma família nativa, o restaurante com suas mesas ao ar livre, também serve comida tradicional baiana e abre para o café da manhã.

CAPIM SANTO: Está listado entre os mais antigos da cidade e tem um cardápio inventivo assinado pela renomada chef Sandra Marques.




SUSHI TRANCOSO: Acredite ou não, o peixe cru japonês tem sido popular nesta remota vila de pescadores - e aqui é servido a apenas 1 minuto a pé do Quadrado.

MASALA: A cozinha asiática fusion pode ser encontrada no coração da vida noturna de Trancoso e a apenas dois minutos a pé do Quadrado.

CANTINHO DOCE: A tradicional culinária baiana impera neste restaurante ao ar livre voltado para a igreja. Lembre-se de deixar espaço para as sobremesas, que são famossas por toda a aldeia.

RESTAURANTE DA SILVANA: Seu ambiente é acolhedor e pode observar o ir e vir do quadrado ao sentar em uma de suas mesas externas. Silvana provolegia os "segredos originais" da culinária baiana.

EL GORDO: Este badalado restauranteoferece vista para mar e é perfeito para quem procura uma atmosfera romântica. Inclui um sushi bar e é o “restaurante irmão” de dois outro conceituados restaurantes no Bario Alto de Lisboa.

IL MERCATO: Esta loja italiana de antiguidades oferece uma trattoria com vista para o mar, em uma perfeita localização ao lado direito do Quadrado.

PIZZOKERO: A 2 minutos a pé do Quadrado, este bar e restaurante pertence a uma italiana que mora na Bahia há quase vinte anos. Servindo ótimas pizzas e comida italiana geral, há também uma mesa de sinuca no último andar. Nas terças e sábados, a música ao vivo faz dela o ponto de encontro da cidade.


Bares de Praia

UXUA PRAIA BAR: O bar de praia do hotel Uxua possui um pitoresco cenário entre o rio Trancoso e o Oceano Atlântico, é o único bar na Praia da Barra. , O destaque está na decoração feita a partir de barcos de pesca reconstruídos encontrados na propriedade.

O Bahia Bonita Beach Club recebe a festa Pink Elephant, organizada pelos responsáveis pela Pink Elephant em São Paulo e Nova York.

CABANA DO ANDREA: Fruto da criação de Andrea, um italiano que veio ao Brasil em 1999, este bar é super versátil. Situado na praia de Coqueiros e marcado por uma bandeira da Sardenha no topo, serve pizzas deliciosamente autênticas e peixes locais frescos. PE NA PRAIA: Localizado na praia de Rio Verde, este bar é frequentado por u público jovem e descolado e fica a apenas 1,7 km do Quadrado.

TOSTEX: O que seria de uma cidade praiana, mesmo uma remota, sem um hotspot noturno? O tostex traz um repertório de música dançante, festas especiais de verão e recebe DJs mundialmente famosos durante a alta temporada.


O que fazer


Passeios de bicicleta | Caiaque | Passeios de lancha até a praia do Espelho | Passeios de helicóptero de até a praia de Corumbau | Golfe | Cavalgada | Mergulho | Observação de Baleias | Pesca Esportiva nas praias de Caraiva, Espelho ou Corumbau | Visita à Reserva Indígena da Jaqueira | Aulas de surfe e kitesurf.








Preço por pessoa por dia a partir de
chegando em 23/05/2024
saindo em 28/05/2024
em quarto
...
Conheça detalhes sobre os diversos biomas que existem no Brasil.

CONFIRA NOSSAS AVALIAÇÕES


OBRIGADO
PELA VISITA
À BLUMAR
TURISMO.

Ficaríamos gratos se nos
avaliasse no Tripadvisor.

É o maior site do mundo,
ajudando milhões de visitantes
todos os meses a planejar a viagem ideal.
Blog Blumar Turismo
Blog Blumar Turismo
BLUMAR TURISMO

place Rua Siqueira Campos, 43 - cob 2 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brazil - CEP: 22031-901 |

phone +55 (21) 3216-9201 |

mailviajepelobrasil@blumar.com.br

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Quando você navega pelo nosso site, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse, entre outras funcionalidades. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça melhor essas e outras informações acessando e aceitando a nossa Política de Privacidade.