Blumar Turismo
BUSCA DE RESERVAS
Busque Cidade ou Hotel
Escolha uma data para sua viagem
Escolha o tipo de habitação
Inspire-se com CASANA HOTEL | Um refúgio a Beira Mar

CASANA HOTEL | Um refúgio a Beira Mar

por: Lorene Magnelli

Hotel Ecológico Superior
Hotel Favorito Blumar
Preço por pessoa por dia a partir de
chegando em 26/05/2024
saindo em 31/05/2024
em quarto
...




Fui convidada para conhecer o novo Hotel Casana, localizado na praia do Préa, próximo a um dos parques nacionais mais bonitos do Brasil, Jericoacoara, no Ceará. A região é famosa por suas areias brancas, dunas, lagoas cristalinas e bons ventos, consagrando-se como um dos melhores destinos no mundo para a prática de Windsurf and Kitesurf.

Ouso dizer que Casana conquistou meu coração, não só por suas instalações luxuosas porém despretensiosas mas, principalmente, por seu serviço atencioso e personalizado. Tenho o prazer de compartilhar com vocês minha experiência pessoal para ilustrar melhor o que torna Casana tão especial.

Localização: Praia do Preá, Ceará
Destaques/desvantagens da localização:


Casana está localizada no Prea, uma vila praiana nos arredores do Parque Nacional de Jericoacoara, principal atração turística da região. O parque de 8.800 hectares tem praias virgens escondidas atrás de dunas de areia branca, pastagens, lagoas azuis e um manguezal.

Dentro do parque está a vila de Jericoacoara, carinhosamente apelidada de Jeri. A cidade não pavimentada convida você a ficar descalço, oferecendo bares, restaurantes, lojas de souvenirs e uma vida noturna emocionante. Devido à sua popularidade e restrição de expansão por pertencer a um parque nacional, Jeri está atingindo sua capacidade total de acomodação. A demanda durante a alta temporada rapidamente esgota a disponibilidade dos hotéis, e planejar sua viagem com atencedência se torna crucial. De julho a dezembro, o auge da temporada de Kitesurfing, Jeri perde sua atmosfera bucólica e se torna um destino badalado por reunir uma multidão jovem e animada.

Se você procura um pouco de paz e tranquilidade, a praia do Prea é o melhor lugar para se hospedar. Localizada a apenas 10km de estrada de areia da animada vila de Jeri, Prea se destaca por ser uma autêntica comunidade de pescadores , onde a maioria de sua população ainda vive da prática da pesca e da agricultura – em uma curta caminhada pela praia, você pode observá-los puxando as redes de pesca e admirar os barcos pesqueiros no qual mantém a mesma tradição de gerações passadas. A vila é muito rústica e nesse simples cenário natural você encontra o hotel mais esplêndido do Brasil.


Como chegar ao destino


A popularidade de Jeri aumentou após a reabertura do aeroporto em 2017. Gol, Azul e LATAM voam para lá com frequência mas que pode variar de acordo com alta e baixa temporada. O aeroporto fica em Jijoca, a apenas 33km de distância e o traslado até o hotel leva cerca de 20min em veículo 4x4.

A outra opção é o aeroporto internacional de Fortaleza, que é um hub da Gol e recebe voos internacionais diretos da TAP, AirEuropa, KLM, AirFrance, American Airlines, Copa Airlines entre outras. Localizado a mais de 300km de distância, leva aproximadamente 4,5hs para se chegar ao Preá por estrada asfaltada.

O viajante mais aventureiro também pode chegar à região em veículos 4x4, dirigindo pelo litoral dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, conhecido como Rota das Emoções.


Casana Hotel





Experiência de check-in/out:
Ao desembarcar do veículo, o anfitrião do hotel se apresentou com uma recepção calorosa, oferecendo uma toalha refrescante para aliviar a alta temperatura lá fora. Mais alguns passos e, ao entrar no hotel, um refrescante suco a base de caju - a fruta brasileira mais popular encontrada na região – nos foi servido o que me fez rapidamente associar que havia acabado de chegar ao Nordeste. A boa notícia é que não há aquele procedimento habitual de check in, após o drink já fui acompanhada até o meu bangalô, no qual a ficha de registro estava disponível para ser preenchida de acordo com a minha conveniência. Para garantir esse formato de check in é necessáeio informar os detalhes do cartão de crédito no ato da reserva.
A diária do hotel é considerada “all inclusive” pois contempla as três principais refeições servidas a la carte, bem como todos os itens do frigobar e lanches oferecidos ao longo do dia. Apenas bebidas alcoólicas, experiências turísticas, serviços de spa e serviços associados a prática de Kitesurfing como aulas e compra/aluguel de equipamentos são considerados como extras e devem ser pagos no check-out.


Avaliação de Quartos
A filosofia do Casana é fazer você se sentir em casa. Mais do que um hotel, a propriedade oferece apenas 8 bangalôs distintos, ideal para ser alugada como uma casa de praia privativa para desfrutar com a família ou amigos próximos nesse reduto de exuberante beleza e tranquilidade com toda a mordomia e privacidade.

Número de quartos: 8 Bangalôs
Quantas categorias de quartos: 6 (suíte, suíte de piscina, suíte master, suíte master de piscina, suíte master de 2 quartos, quarto de beliche)

Quarto em que fiquei: Suíte de Piscina
Tamanho: Com 80m², a suíte em que fiquei tinha uma cama king size de frente para uma piscina privativa e o oceano. Embora não seja o maior quarto comparado à suíte master e suíte master da piscina, o quarto tem um excelente espaço para acomodar uma estação de trabalho, TV via satélite e um sofá em forma de L, que pode adaptar 2 camas extras, na frente do quarto.

Armário: Localizado na parte de trás da sala, tem um guarda-roupa embutido na parede da cabeceira. Você também encontra um frigobar integrado e uma gaveta cheia de delicias para degustar a qualquer hora do dia. Para complementar, há uma gaveta de serviço de chá - a seleção mais completa que eu já vi!
Banheiro: O banheiro é parcialmente aberto, com um amplo balcão de 2 pias com vista para o chuveiro de cascata ao ar livre, em um jardim acessível apenas através do quarto. O banheiro tem um toilete privativo e o chuveiro interno também fica de frente para o jardim. A suíte master e a suíte master da piscina possuem jacuzzi e um segundo chuveiro ao ar livre.

Decoração: Os quartos são elegantes e com uma paleta de cores leves que combina perfeitamente com as fibras naturais e móveis de madeira. Os quartos possuem uma tecnologia de ponta, com um painel de tela sensível ao toque, onde você controla todas as funções do quarto em apenas um clique. Se você quiser apagar as luzes, ligar o ventilador, ajustar a temperatura do ar condicionado ou até mesmo abrir as cortinas elétricas para admirar a vista do oceano sem sair da cama. Todos bangalôs tem rede e espreguiçadeiras a beira da piscina para relaxa e contemplar a natureza intocável da região.

Ventilador Teto/Ar condicionado: Grandes portas de vidro deslizantes na frente e na lateral da sala permitem que a brisa fresca do mar entre no quarto. À medida que a noite cai, recomenda-se fechar as portas, pois pequenos animais noturnos, especialmente pererecas, podem entrar. Há opção de usar o ar condicionado ou o ventilador do teto para o seu melhor conforto.
Comodidades: Cada quarto tem um cofre eletrônico, uma Chaleira, uma máquina Nespresso, uma TV via satélite, Wi-fi e telefone. Os produtos de higiene pessoal são Clarins, que são reabastecidos após o uso. Há uma seleção especial de bálsamo labial, creme facial, óleo de massagem e sal de banho produzido em pequena escala por uma marca orgânica brasileira chamada Persea. Lenços umedecidos embalados, um kit extra de higiene pessoal, pente, kit de costura e secador de cabelo também estão à sua disposição.

No quarto, você encontra uma grande gaveta de doces para crianças como skittles, ursinhos de goma e M&Ms, bem como outros lanches brasileiros genuínos; barras de cereal orgânicas e pretzels sem glúten também estão disponíveis para aqueles que apreciam uma dieta saudável. O destaque é o serviço de chá, que tem uma seleção única de chá para ser servido em um charmoso conjunto de vidro. Dica quente: Conte com Gustavo, o barman do hotel, que também é um sommelier de chá e irá criar a mistura de chá perfeita para qualquer ocasião.
Todos os itens acima são gratuitos e o consumo está incluído na diária.

Frigobar: O consumo de frigobar é cortesia para todas as bebidas não alcoólicas, incluindo cápsulas nespresso e serviço de chá no quarto.

Vantagens do quarto: Além dos mencionados acima, todas as noites, no serviço de entrega, há um mimo regional caseiro para ser saboreado antes de dormir.
Melhor ou pior localização do quarto / piso: Os bangalôs são construídos individualmente e espalhados na propriedade, todos localizados no nível do mar. Alguns bangalôs ficam mais próximos as áreas sociais e pode-se perder um pouco da privacidade, sendo necessário fechar as cortinas. As suítes master e suítes master piscina são as mais próximas do mar, que garantem mais privacidade devido à distância. Você pode ver um bangalô do outro, já que não há vegetação ou paredes para uma sensação completa de isolamento.

Quartos Comunicantes: Não há quartos comunicantes conectados por portas. A suíte master de dois quartos foi projetada para casais que viajam com crianças. A disposição dos quartos é ampla, porém, são dois quartos separados com portas frente a frente: um de 100m² e o outro de 35m². O quarto principal acomoda dois adultos em uma cama king-size, generoso banheiro interno/ao ar livre completo com jacuzzi e um deck de frente para o mar com rede e espreguiçadeira dupla. O quarto menor, que pode ser dedicado as crianças, se conecta através do deck e possui duas camas de solteiro e um banheiro interno.

Quarto das Beliches: O quarto das Beliches foiespecialmente projetado para crianças e adolescentes. Acomoda seis jovens em confortáveis e descoladas camas beliches. Um banheiro duplo interior – literalmente com o dobro de tudo – e um chuveiro ao ar livre adicional garante que haja instalações para todos. O deck externo tem vista para a piscina preta de borda infinita e o mar.
Este quarto engenhoso vai de encontro com o conceito do hotel a ser reservado como uma casa privada para as famílias.

Limpeza: Os quartos, áreas comuns e jardins são impecáveis.

Manutenção: O hotel foi inaugurado em maio de 2019 e sua localização na praia, com alta umidade e temperaturas, requer manutenção constante. Dito isso, a manutenção é excelente.

Ruído: Devido ao pequeno tamanho do hotel, que estava usando 6 dos 8 quartos disponíveis, o barulho era inaudível. Os quartos próximos às áreas comuns podem ser mais suscetíveis a ruídos vizinhos, mas os hóspedes tendem a ser respeitosos.

WIFI incluído: Sim, eles têm WIFI via satélite, e funciona bem em todas as áreas da propriedade. Devido à localização isolada, a maioria das operadoras móveis tem sinal limitado na região. Eu não tinha nenhum sinal e usei o Wi-fi do hotel durante toda a minha estada.

Serviço de quarto: não disponível, mas para qualquer ocasião especial, o hotel pode fornecer drinks e alguns lanches leves para desfrutar no deck das suítes maiores.

O hotel é acessível à cadeira de rodas: somente se o hóspede puder entrar/ sair da cadeira de rodas pois, para chegar a algumas áreas é necessário caminhar. Embora os banheiros no quarto sejam grandes, eles não são adaptados para cadeiras de rodas, e os hóspedes ficarão restritos a fazer a maioria das experiências turísticas, pois os veículos 4x4 não são adaptados para cadeiras de rodas.

Qualquer quarto que deve ser evitado: Somente se os hóspedes estiverem procurando privacidade, você deve evitar as suítes que estão localizadas de perto nas áreas comuns do hotel.


Avaliação de áreas comuns




Lobby: Com o conceito de uma casa privativa, há uma sala de estar comum que é integrada à sala de jantar. O bar de piscina e o lounge com seu teto hipnotizante tornou-se nosso ponto de encontro, com vista para a piscina preta infinita. A arquitetura é rgânica e todas as áreas públicas estão integradas de forma harmônica.

Elevadores: nenhum, o hotel é distribuido em um só nível.

Restaurantes/Bares: O hotel é considerado “all inclusive”, contenplando todas as três principais refeições servidas a la carte, além de lanches, frigobar e bebidas não alcoólicas O serviço de café da manhã começa das 6h às 10h e o serviço de almoço e jantar é adaptado à sua programação de passeio, basta ter em mente que a cozinha fecha às 23h. O kite beach bar lounge fica de frente para o mar e é o ponto de encontro dos hóspedes "amante de Kite" que vêm à região para a prática do esporte. Este espaço gastronômico informal serve lanches e bebidas leves e é um dos melhores pontos do hotel para admirar o pôr do sol. A Duotone fornece os equipamentos de Kite disponíveis para aluguel e os instrutores amigáveis estão disponíveis para ajudá-lo o tempo todo, oferecendo aulas para os entusiastas em aprender Kitesurfing.
O Lounge pool Bar tornou-se meu lugar favorito. De frente para a piscina e a praia e perfeitamente integrado com o bar, este lounge parcialmente ao ar livre convida você a admirar a natureza intocável enquanto desfruta de drinks inusitados, habilmente feitos a partir de ingredientes locais pelo Mixologista Gustavo.
A sala de jantar: A cozinha aberta é integrada com a sala de jantar e a espetacular adega. Com grandes janelas de vidro voltadas para o mar, um teto alto único e ventiladores de madeira projetados na Alemanha, a sala de jantar é arejada e oferece duas mesas grandes para até 8 pessoas e quatro mesas quadradas de 4. Todas as três refeições principais são servidas aqui.
Sala de Massagem um aconchegante bangalô é denominado a sala de Massagem, com apenas 2 camas de massagem para os casais se entregarem aos diversos tratamentos relaxantes ricos em ingredientes orgânicos nativos brasileiros. O serviço de massagem também é oferecido no quarto.

Academia: O bangalô da academia tem vista para o hotel e oferece esteiras, pesos livres e outros equipamentos de ginástica.

Business Center: O cubo - Este é o nome amigável dado ao Business Center de uso privado para aqueles que precisam trabalhar. Há uma sala de reuniões montada com instalações de internet, impressora e teleconferência de alta velocidade. Você pode trabalhar admirando a vista panorâmica do hotel ou simplesmente fechar as janelas de vidro para total privacidade.

Jardins: o hotel tem jardins bem conservados, uma mistura de vegetação colorida e plantas de flores regionais em perfeita harmonia que está espalhada por toda a propriedade.
Piscina: A piscina preta de borda infinita tem 1,3 metros de profundidade e no lado oposto você encontra uma piscina menor para crianças. Desfrute da vista para o mar ou simplesmente relaxe no Lounge Bar para se refrescar com os autênticos drinks feitos pelo Mixologista. As redes também estão disponíveis no deck da piscina, com vista para a praia.
Fogueira: localizado no coração do jardim do hotel, a fogueira é um convite para uma noite sob as estrelas. O hotel nos recebeu para um jantar em torno da lareira, com um duo de cantores de Bossa Nova que tornou o clima ainda mais agradável. Os músicos podem ser contratados por um custo adicional.

Kids Club: Não há, mas o hotel é uma perfeita opção para viagens em família.

Alimentos e Bebidas



O chef Renato Machado comanda a cozinha com maestria. Café da manhã, almoço e jantar são servidos diariamente e, todos os dias, um novo menu de 3 pratos é apresentado pelo anfitrião do hotel para ser selecionado com antecedência. A temporada de lagostas acabou de começar algumas semanas antes da minha chegada e eu tive a sorte de me deliciar com uma lagosta grelhada servida com manteiga de caviar e legumes assados como prato principal para o almoço.
O serviço de café da manhã é à la carte e é difícil escolher o seu favorito entre a vasta opção de pães, biscoitos, bolos e tapiocas, todos caseiros. Ovos orgânicos vêm de um produtor próximo, o que permite ao chef fazer um ovo Benedict que beirava a perfeição. No dia da partida, eles nos levaram para um café da manhã fora das dunas, foi uma surpresa memorável!

Tipo de Cozinha: Com foco nos sabores brasileiros e regionais com algumas influências internacionais.

Qualidade dos alimentos: Excelente! Eles tentam comprar localmente e cozinhar a maior parte do que servem.
Refeições incluídas na diária: Café da manhã, almoço, jantar, lanches, frigobar e bebidas não alcoólicas. Apenas bebidas alcoólicas são cobradas no check-out.

Este hotel é ideal para: pequenos grupos, famílias, grupo de amigos, entusiastas de kite surfing, casais que amam esportes e natureza. O hotel aceita crianças de todas as idades.

Quanto tempo os hóspedes devem ficar neste destino: Pelo menos 3 noites, mas você pode facilmente ficar por 7 noites, especialmente se está viajando com a família e amigos ou simplesmente para aproveitar a temporada de kitesurf.

EXPERIÊNCIAS



Além do que experimentei na Casana, o hotel nos apresentou um roteiro equilibrado, misturando lazer com experiências locais únicas que tornaram essa viagem memorável. O hotel oferece algumas experiências únicas que refletem seu conhecimento local e um bom senso do que recomendar aos hóspedes mais exigentes, levando-os a atrações menos conhecidas.

Pôr do sol na torre de observação: O hotel oferece pontos únicos para admirar o pôr do sol, sendo a torre de observação o local mais vantajoso para vista da propriedade e da praia. À medida que o sol se põe no oceeano, a equipe atenta nos serviu um drink de espumante com castanha de caju e chips de raízes.
Lagoas Azul & Paraíso com almoço de menu degustação asiático-regional: O transporte dentro da região deve ser feito em veículos 4x4 e é assim que chegamos às duas famosas lagoas do Parque Nacional de Jericoacoara: Azul e Paraíso. Devido à estação chuvosa mais intensa dos últimos 5 anos, essas duas lagoas se tornaram uma e as águas azuis cristalinas não eram tão claras, mas ainda agradáveis. Passamos a manhã relaxando pelas águas quentes e calmas, relaxando nas redes submersas enquanto degustamos um fantástico CajaGin, uma fusão de Gin com uma fruta local, doce e amarela, chamada Caja – Imperdível!
Fomos recebidos pela Casa B&B, cuja área se espalha até as margens da lagoa, oferecendo-nos paz e tranquilidade entre os bares existentes do entorno, que podem ser bastante barulhentos e repletos de turistas, especialmente na alta temporada. Na hora do almoço, o Sr. Delfim, Chef e proprietário da Casa B&B, nos convidou para almoçar em sua casa, onde abriu a porta para uma sala de jantar rústica, mas charmosa, para um banquete de fusão culinária regional-asiática de 5 pratos. O Chef e sua culinária autêntica é o ponto alto do passeio, pois ele se juntou a nós para almoçar e falar sobre sua paixão – uma cozinha criativa com sabores regionais ousados!

Passeio de quadriciclo até Lagoa Tatajuba + Tirolesa: Este foi um passeio aventureiro de meio dia, onde tivemos a oportunidade de dirigir veículos ATV no melhor estilo off road. Seguimos o guia local passando por diferentes cenários ao dirigir pela encosta das praias, cruzar manguezais, e subir e descer pelas diversas dunas de areia em direção ao destino final- Lagoa Tatajuba, onde as principais atrações são a tirolesa e toboágua, para um toque adicional de adrenalina.
Café da manhã privado nas Dunas e Lagoas barrinhas: No último dia, não poderíamos esperar tal surpresa! O serviço de café da manhã foi levado para outro nível, ou melhor, para outro local icônico. Fomos transportados por veículos 4x4 em uma curta viagem pela costa em direção à vila vizinha de Barrinha, um destino menos famoso que possui tantas lagoas bonitas quanto os locais mais popularmente visitados. Com a vantagem de não ser uma atração turística, o cenário exclusivo serviu de pano de fundo para montar um impressionante café da manhã em uma das lagoas. Pequenas porções de salada de frutas, granola, iogurte, 5 variedades de mini sanduíches, bolos e biscoitos – todos caseiros – foram cuidadosamente montados para o nosso desfrute. Aproveitamos o momento ao máximo, saboreando as delicias do Chef Renato enquanto apreciávamos a paisagem hipnotizante com uma playlist relaxante para dar o toque final a esse momento único.

Todas as experiências são fornecidas por um custo adicional e adaptadas de acordo com a disponibilidade e interesse do hóspede.


INSPEÇÃO DA CIDADE



Clima: O Prea está localizado no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, com clima tropical úmido e seco, apresentando altas temperaturas e alta umidade relativa do ar ao longo do ano. A estação chuvosa varia de março a final de maio e a estação seca vem junto com o vento intenso, de julho a final de novembro, favorecendo a prática do kitesurf.

Aeroporto: O aeroporto é muito pequeno, é basicamente um lounge dividido em três partes: check-in, partida e chegada, e você caminha até a pista para embarcar no avião. Está localizado na vila de Jijoca e cerca de 30 minutos de carro off-road até o hotel Casana.

Caixa Elerônico: Traga dinheiro pois os caixas eletrônicos disponíveis ficam distantes de Jeri e Prea, cerca de 40 minutos a 1h de viagem. A maioria dos restaurantes e lojas aceitam todos os principais cartões de crédito, mas é importante ter algum dinheiro para dar gorjetas e fazer algumas compras de souvenir.

Melhor hora para visitar: A alta temporada é janeiro e julho até o final de novembro. Durante esses meses você pode esperar uma alta demanda no turismo, especialmente porque ele se junta às excelentes condições de vento para kitesurf. Evite a estação chuvosa, de março ao final de maio, que pode ser muito intensa. O alto volume de água afeta as águas azuis e claras das lagoas.

O que levar: protetor solar, óculos de sol, chapéu, câmera, camisas de manga comprida UVA/UVB e repelente de longa duração são imperdíveis. Traga qualquer medicamento que você esteja tomando ou que possa ser apropriado ao viajar..
Prós e Contras: Casana é um nome inventivo que combina as palavras Casa e Cabana. Por ser um hotel pequeno, os gerentes do hotel, Paula & Bruno, passaram para a equipe a filosofia por trás da Casana: Fazer com que cada hóspede se sinta em casa. A equipe é a alma do hotel e eles interagem com os hóspedes de forma calorosa, atenciosa e sutil, sem exageros. A comida e as experiências foram pontos altos da estada e não podem deixar de ser mencionadas. Cada pequeno detalhe superou nossas expectativas!
Para hóspedes de longa estada, o hotel faz parceria com os melhores restaurantes da região para uma experiência gastronômica. Você nem precisa se importar com a conta – está tudo incluso na diária – exceto as bebidas alcoólicas que são pagas no check-out.

Devo dizer que o Casana é um dos hotéis mais luxuosos do Brasil, concebido sob os padrões internacionais de hotéis de alto luxo como o Velaa, nas Maldivas, sem perder o toque regional que está muito bem representado em seus sabores e artesanatos locais. A única coisa que eu não gostei foram as pererecas, mas isso é uma fobia pessoal e eu era a única pessoa incomodada num grupo de 6 pessoas.

Preço por pessoa por dia a partir de
chegando em 26/05/2024
saindo em 31/05/2024
em quarto
...
Conheça detalhes sobre os diversos biomas que existem no Brasil.

CONFIRA NOSSAS AVALIAÇÕES


OBRIGADO
PELA VISITA
À BLUMAR
TURISMO.

Ficaríamos gratos se nos
avaliasse no Tripadvisor.

É o maior site do mundo,
ajudando milhões de visitantes
todos os meses a planejar a viagem ideal.
Blog Blumar Turismo
Blog Blumar Turismo

BLUMAR TURISMO

place Rua Siqueira Campos, 43 - cob 2 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brazil - CEP: 22031-901 |

phone +55 (21) 3216-9201 |

mailviajepelobrasil@blumar.com.br

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Quando você navega pelo nosso site, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse, entre outras funcionalidades. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça melhor essas e outras informações acessando e aceitando a nossa Política de Privacidade.