Busque Cidade ou Hotel
Escolha uma data para sua viagem
Escolha o tipo de habitação
Conheça  o Pantanal Mato-grossense, a maior planície de inundação contínua do planeta.

selecionamos os melhores produtos disponíveis para o pantanal

Conheça o Pantanal Norte no Mato Grosso com a Blumar Turismo
Conheça o  Pantanal Sul  no Mato Grosso do Sul com a Blumar Turismo

sobre o Bioma
Pantanal

Com seus 250.000 km2, uma área do tamanho do Reino Unido, o Pantanal é a maior planície de inundação contínua do planeta, mas representa menos de 2% do território brasileiro. Devido à sua proximidade com a Amazônia e o Cerrado, o Pantanal oferece uma biodiversidade excepcional que, em 2000, foi designado como reserva da biosfera, incluindo o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. É a melhor região para a observação de vida selvagem em toda a América por causa da concentração e diversidade de animais como antas, araras azuis, tamanduás, tuiuiús, capivaras, emas, cervos, jaguatiricas, lontras, jacarés, e a estrela do Pantanal, a onça pintada. Além disso, músicas, filmes e novelas já exaltaram a cultura do pantaneiro, com suas comitivas, churrasco de chão e o inseparável cavalo pantaneiro, uma raça 100% brasileira.

Embora seja o mesmo bioma, Pantanal é dividido em duas regiões diferentes para o turismo devido às suas portas de entrada: Pantanal Sul, no Mato Grosso do Sul, acessível pelos aeroportos de Campo Grande e Corumbá; e Pantanal Norte, no Mato Grosso, cujo aeroporto é Cuiabá. As distâncias entre as pousadas no Pantanal Norte e o aeroporto são cobertas entre 2 a 4 horas. Já no sul, são necessárias 4 a 6 horas de carro do aeroporto até as fazendas. Muitas possuem pista para pequenas aeronaves.

Quando visitar

Quando ir ao Pantanal depende do interesse principal do visitante: se é observação de pássaros, avistar animais terrestres, ver a planície alagada, ou até participar das atividades dos pantaneiros. Mas tenha certeza, o Pantanal é excelente em qualquer época do ano.

JAN

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Janeiro.

FEV

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Fevereiro.

MAR

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Março.

ABR

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Abril.

MAI

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Maio.

JUN

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Junho.

JUL

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Julho.

AGO

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Agosto.

SET

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Setembro.

OUT

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Outubro.

NOV

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Novembro.

DEZ

Conheça  o Pantanal Mato-grossense em Dezembro.

Conheça  o Pantanal Mato-grossense na estação de cheias.
Cheia
60 a 78% do Pantanal está submerso com 20 a 40cm de água durante a estação chuvosa, dando a impressão de um imenso mar interior. A vegetação está no auge. As aves migratórias chegam do hemisfério norte, voando mais de 20.000km. Passeios de barco exploram a floresta inundada. Pancadas diárias e altas temperaturas atingindo 33°C e 80% de umidade. Belo pôr do sol refletido na água. É a época para quem quer conhecer o Pantanal alagado, principalmente em cruzeiros que sobem o rio Paraguai até a Serra do Amolar, uma região de paisagem estonteante
Conheça  o Pantanal Mato-grossense na estação Vazante.
Vazante
A chuva para. A água desce para os rios Paraguai e Cuiabá e sai da bacia. Mudança das aves, as do hemisfério norte se foram, mas as recém-chegadas subiram de Antártica e Patagônia. As noites são mais frias e os dias mais secos. Os peixes presos nos lagos são um banquete para outros animais. Pantaneiros trazem o gado de volta para os pastos das terras baixas. Novamente, esse período de transição oferece a chance para quem quer conhecer as facetas do Pantanal, cheia e seca.
Conheça  o Pantanal Mato-grossense na estação de secas.
Seca
Os rios estão no seu nível mais baixo. Os majestosos ipês florescem em tons de rosa, lilás, branco e amarelo. Melhor época para ver répteis e mamíferos vagando pelas planícies. Os dias são mais frescos e secos e a noite, muito mais fria, chegando a 16°C. Muitos animais estão cuidando de seus filhotes. É alta temporada no Pantanal, a melhores pousadas já estão reservadas com meses de antecedência. Os barcos ancorados na região de Porto Jofre oferecem uma oportunidade maior de avistar onças. Passada a temporada de pesca, barcos podem ser privatizados para conhecer o Pantanal mais profundo e isolado.
Conheça  o Pantanal Mato-grossense na estação de Enchentes.
Enchente
A chuva começa nas montanhas circundantes e desce para a bacia do Pantanal, enchendo canais e lagos menores. Concentração de pequenos pássaros. A precipitação anual no Pantanal atinge de 1 a 1,4m. Os pantaneiros transferem o gado para terrenos mais altos. Já em dezembro, a chuva cai no próprio Pantanal com pancadas localizadas, geralmente nas tardes, proporcionando cenários fantásticos de sol e chuva ao mesmo tempo. Ótima época para visitar se quiser conhecer o Pantanal cheio e seco.
Mais natureza que amamos
Outros BIOMAS BRASILEIROS e seus destinos incríveis!

CONFIRA NOSSAS AVALIAÇÕES


OBRIGADO
PELA VISITA
À BLUMAR
TURISMO.

Ficaríamos gratos se nos
avaliasse no Tripadvisor.

É o maior site do mundo,
ajudando milhões de visitantes
todos os meses a planejar a viagem ideal.
Blog Blumar Turismo
Blog Blumar Turismo

BLUMAR TURISMO

place Rua Siqueira Campos, 43 - cob 2 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brazil - CEP: 22031-901 |

phone +55 (21) 3216-9201 |

mailviajepelobrasil@blumar.com.br

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Quando você navega pelo nosso site, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse, entre outras funcionalidades. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça melhor essas e outras informações acessando e aceitando a nossa Política de Privacidade.