Reserve seu hotel online
Reserva de passagens aéreas
Reserva de transfers
Reserva de atividades
Busque Cidade ou Hotel
Escolha uma data para sua viagem
Escolha o tipo de habitação
selecionamos os melhores produtos disponíveis

sobre o Bioma
Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Era uma floresta que ia da costa ao interior, do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, e país adentro até o Paraguai, se misturando com a Caatinga, o Cerrado e os Pampas. Foi a partir dela que os europeus começaram a ocupar o Brasil, abrindo espaço para fazendas, cidades, e hoje, 70% dos brasileiros vivem onde uma vez já foi Mata Atlântica. Só resta 12% da sua cobertura original e um dos melhores lugares para vê-la é a Serra do Mar, essa encosta gigantesca que vai do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, preservada por vários parques nacionais que contam com cachoeiras, ilhas, cânions, cavernas, e muitas praias belíssimas.

Por sua biodiversidade de espécies animais e vegetais e a necessidade de conservar seu remanescente, em 1991 a UNESCO declarou a Mata Atlântica como reserva da biosfera.

Há uma grande necessidade de políticas públicas para preservar a Mata Atlântica. Além do pau-brasil, muitas árvores dessa floresta são protegidas por lei e não podem ser cortadas, como o cedro, a araucária, o jacarandá, a imbuia, o jequitibá e o ipê, essa última responsável por encher de cor o cobertor verde da mata, quando florescem. Da mesma forma, muitos animais desse ecossistema, que tem 2200 espécies, estão ameaçados, tendo como o símbolo da luta pela preservação o mico-leão-dourado.

Quando visitar

Cobrindo uma área tão extensa do litoral, já dá para imaginar que, quando ir, vai variar muito de acordo com o local. Como é um bioma que concentra uma população enorme, tem sempre alguns lugares que, mesmo em época com mais chance de chuvas, dá para visitar num fim de semana que é certo que fará sol.

Dica: Como é a região mais populosa do país, dá para ficar de olho na previsão do tempo e planejar curtas escapadas a partir das capitais do sul e sudeste para alguns dos parques nacionais e praias mais bonitas desse bioma.

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ


Dezembro a Março
É quando tem mais probabilidade de chuva de Minas e Rio até o Rio Grande do Sul, mas também é a época que faz mais calor, merecendo um bom banho de cachoeira, de rio, ou de mar que é um dos principais atrativos para quem visita a Mata Atlântica nesses estados. No nordeste é época de muito calor e pouca chuva, principalmente no sul da Bahia, onde há grandes reservas desse bioma.
Abril a Novembro
É a melhor época para visitar no sudeste e sul. Dias lindos de céu claro são comuns, e vai ficando mais frios em julho e agosto, o que favorece a troca dos banhos de cachoeira por trilhas e caminhadas nas montanhas, e um quentão na beira da lareira durante a noite. Já no sul da Bahia, chove mais em abril, depois ela diminui e não costuma afetar se você está lá por vários dias.
Mais natureza que amamos
Outros BIOMAS BRASILEIROS e seus destinos incríveis!
Visite o Blog da Blumar
NÃO PERCA AS
DICAS DE VIAGEM
No nosso blog você encontra
as melhores dicas!
Postado em segunda, 01 de março de 2021

A Pousada Mangabeiras, em Boipeba, é a melhor pousada da ilha, parece uma pequena vila no topo de um morro com vistas deslumbrantes para o nascente e o poente. De um lado, os bangalôs têm vista para a foz do Rio do Inferno e a Ilha de Tinharé. Do outro,...

O post Pousada Mangabeiras – Ilha de Boipeba apareceu primeiro em Blumar Turismo - As Melhores Dicas de Viagem.

Blumar Brasil - Rua Siqueira Campos 43 - cob 02 | Copacabana | Rio de Janeiro | Brasil | 22031-901 | Tel: 55 21 3216-9201
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 
Parceiros Blumar - Turismo Responsável
Parceiros Blumar - Circuito Elegante
Parceiros Blumar
Parceiros Blumar
Quando você navega pelo nosso site, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse, entre outras funcionalidades. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça melhor essas e outras informações acessando e aceitando a nossa Política de Privacidade.