Reserve seu hotel online
Reserva de passagens aéreas
Reserva de transfers
Reserva de atividades
Busque Cidade ou Hotel
Escolha uma data para sua viagem
Escolha o tipo de habitação
selecionamos os melhores produtos disponíveis

sobre o Bioma
Cerrado

O segundo maior bioma do Brasil é o Cerrado - uma vasta savana tropical que cobre quase 25% das terras do país, do tamanho da Europa Ocidental. Alastrando por mais de 200 milhões de hectares, esses campos arborizados são um importante foco de biodiversidade que conta com algumas das paisagens mais impressionantes do Brasil. Estima-se que 11.600 espécies de plantas nativas são encontradas nos vários habitats desta vasta savana. Existem também mais de 800 espécies de aves, 300 de répteis e anfíbios e cerca de 200 mamíferos, incluindo algumas espécies ameaçadas, como o tamanduá-bandeira, onça-pintada, lobo-guará, tatu-gigante e veado-mateiro. Esta é a savana mais biologicamente rica do mundo, com uma enorme variedade de animais e plantas e altos níveis de endemismo. O Cerrado também alimenta três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: os rios Amazonas, São Francisco e Paraguai. Menos de 3% do Cerrado é preservado em parques nacionais e áreas de conservação, tornando-o um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil, perdendo apenas para a Mata Atlântica. O turismo é uma forma de preservar suas belezas que incluem chapadões, cavernas, cachoeiras, fervedouros, veredas, cânions de rios, e muitas formações geológicas surpreendentes.

Quando visitar

Por ser tão grande, o Cerrado pode ser visitado o ano todo, basta apenas ajustar o destino para o que se quer fazer. Existem duas estações bem definidas:

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ


Retorno das Chuvas
O inverno é muito seco, quase como num deserto. O céu fica limpo de um azul profundo, que os moradores chamam de mar do Centro-Oeste. A mudança de temperatura é considerável, pode chegar a 30°C durante o dia e cair para 15°C a noite. Setembro é o mês mais quente. Essa é a melhor época para fazer trekking e trilhas e a água das lagoas dentro de grutas ficam super limpas. Em abril as chuvas já diminuem bastante, mas as cachoeiras ainda estão cheias, já mais pro meio do ano, o volume de água reduz muito e algumas secam por completo.
Período bastante seco
as chuvas voltam com a proximidade do verão. Setembro e outubro são meses ainda com pouca chuva, mas é quando o Cerrado fica verde novamente e começa a florescer. Os rios ficam mais caudalosos conforme aproxima-se dezembro e janeiro, meses mais chuvosos, quando as cachoeiras atingem seu volume máximo e ficam mais bonitas, mas é preciso tomar cuidado, algumas ficam impossíveis de entrar e pode haver trombas d’água. A umidade sobe, de noite já não faz frio.
Mais natureza que amamos
Outros BIOMAS BRASILEIROS e seus destinos incríveis!
Visite o Blog da Blumar
NÃO PERCA AS
DICAS DE VIAGEM
No nosso blog você encontra
as melhores dicas!
Postado em segunda, 01 de março de 2021

A Pousada Mangabeiras, em Boipeba, é a melhor pousada da ilha, parece uma pequena vila no topo de um morro com vistas deslumbrantes para o nascente e o poente. De um lado, os bangalôs têm vista para a foz do Rio do Inferno e a Ilha de Tinharé. Do outro,...

O post Pousada Mangabeiras – Ilha de Boipeba apareceu primeiro em Blumar Turismo - As Melhores Dicas de Viagem.

Blumar Brasil - Rua Siqueira Campos 43 - cob 02 | Copacabana | Rio de Janeiro | Brasil | 22031-901 | Tel: 55 21 3216-9201
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 
Parceiros Blumar - Turismo Responsável
Parceiros Blumar - Circuito Elegante
Parceiros Blumar
Parceiros Blumar
Quando você navega pelo nosso site, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse, entre outras funcionalidades. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça melhor essas e outras informações acessando e aceitando a nossa Política de Privacidade.