Descubra as Maravilhas das Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias!

Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias - Douglas Junior/MTur
Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias - Douglas Junior/MTur

🌍✈️ Olá, viajante apaixonado por história! Você sabia que o Brasil é repleto de cidades que são verdadeiros tesouros históricos? Sim, estamos falando das cidades históricas do Brasil para viajar nas próximas férias. E adivinhe? A Blumar, com sua vasta experiência em viagens pelo Brasil, é a sua melhor companhia nessa jornada de descobertas.

Por que vale a pena viajar para cidades históricas do Brasil nas próximas férias?

Segundo estatísticas, 85% dos turistas que visitam cidades históricas afirmam que a experiência superou suas expectativas. Além disso, 92% recomendariam a viagem a amigos e familiares, confira abaixo 5 motivos para conhecer uma cidade histórica no Brasil.

  1. Mergulho na História Brasileira: Cada pedra, cada rua e cada construção contam uma história que ajudou a moldar nosso país.

  2. Gastronomia Única: Experimente sabores que remontam séculos e que são a verdadeira essência da culinária brasileira.

  3. Arquitetura Deslumbrante: De igrejas barrocas a casarões coloniais, a beleza está em cada detalhe.

  4. Cultura Vibrante: Festivais, danças e tradições que continuam vivas e encantam visitantes.

  5. Natureza Exuberante: Muitas dessas cidades estão cercadas por paisagens naturais de tirar o fôlego.

"Viajar para cidades históricas é mais do que um passeio; é uma jornada através do tempo, onde cada pedra e cada rua têm uma história para contar."

Conheça a Seleção das 5 Cidades Históricas Imperdíveis no Brasil:

  • Ouro Preto (MG)
  • Paraty (RJ)
  • Olinda (PE)
  • São Luís (MA)

Ouro Preto (MG)

Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias

Ouro Preto, localizada no coração de Minas Gerais, é uma joia do período colonial brasileiro. A cidade, que foi o epicentro da corrida do ouro no século XVIII, hoje é um museu a céu aberto, exibindo uma arquitetura barroca deslumbrante, ruas de pedra sinuosas e igrejas majestosas que contêm algumas das mais belas obras de arte sacra do país.

A história de Ouro Preto está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e à Inconfidência Mineira, um movimento revolucionário que buscava a independência do Brasil de Portugal. A cidade foi palco de momentos cruciais da história brasileira e, por isso, caminhar por suas ruas é como fazer uma viagem no tempo.

As igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar são apenas duas das muitas maravilhas arquitetônicas da cidade, com interiores ricamente decorados em ouro. Além disso, Ouro Preto é também a casa de obras do mestre Aleijadinho, um dos maiores artistas do barroco brasileiro.

A cidade foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1980, não apenas por sua importância histórica, mas também por sua incrível preservação. As casas coloniais, muitas das quais agora são pousadas, lojas de artesanato e restaurantes, mantêm o charme e a atmosfera da época colonial.

Além de sua rica história e arquitetura, Ouro Preto é cercada por montanhas e paisagens naturais deslumbrantes, tornando-a um destino perfeito para aqueles que buscam uma combinação de cultura, história e beleza natural.

Visitar Ouro Preto é mergulhar na essência da cultura brasileira, entender mais sobre nosso passado e apreciar a arte e a arquitetura que tornam esta cidade um dos destinos mais especiais do Brasil.

Hotéis que recomendamos em Ouro Preto - MG

Solar da Opera ⭐⭐⭐⭐

Situado em um casarão do século XVIII, ao lado da Praça Tiradentes e a menos de 100 metros dos principais pontos turísticos da cidade, a Pousada Solar da Ópera faz parte da própria história de Ouro Preto. Com uma estrutura completa para uma agradável estada, vista privilegiada da Rua Direita e estacionamento próprio com manobrista, a Pousada Solar da Ópera é o lugar ideal para desfrutar o clima e a magia da cidade.

Solar do Rosario ⭐⭐⭐⭐

O Solar do Rosário está localizado em frente à igreja do Rosário, compondo harmoniosamente a arquitetura do Barroco Mineiro. A Praça do Rosário é considerada uma das mais importante do gênero no Brasil. Apesar da calmaria do lugar, ao mesmo tempo, existe toda uma proximidade à área central de Ouro Preto.

Arcanjo Pousada ⭐⭐⭐

Construído no padrão 4 estrelas, com seu estilo único, atenção aos detalhes, ambiente amigável e decoração requintada, o Arcanjo Pousada Hotel incorpora a noção de uma recepção calorosa. Na chegada, os hóspedes são recebidos por um membro da equipe vestido com trajes do século XVIII. À noite verão o local iluminado pelas chamas da tradicional tocha, como na Villa Rica dos tempos coloniais.

Clássica Pousada ⭐⭐⭐

A Pousada Clássica de Ouro Preto tem o charme de um belíssimo casarão barroco com todo o conforto que uma moderna estrutura de hospedagem oferece. São vinte e cinco apartamentos com frigobar, telefone, TV, aquecimento e ar-condicionado, mais duas suítes especiais, sendo uma com hidromassagem.

Paraty (RJ)

Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias - Rogério Cassimiro - MTUR

Paraty é uma pérola encravada na Costa Verde do Rio de Janeiro, onde o verde da Mata Atlântica encontra o azul cintilante do oceano. Esta cidade histórica, com suas ruas de pedra e casas coloniais bem preservadas, é um retrato vivo da história brasileira e um testemunho da riqueza do período do ciclo do ouro.

Fundada no século XVI, Paraty foi um importante porto durante os séculos XVII e XVIII, por onde escoava o ouro de Minas Gerais rumo a Portugal. Hoje, suas ruas estreitas e igrejas centenárias contam histórias de corsários, escravos e colonizadores. A cidade é tão significativa em termos de patrimônio histórico e cultural que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2019.

Mas Paraty não é apenas história. A cidade é cercada por praias paradisíacas, cachoeiras escondidas e uma série de ilhas que fazem parte da deslumbrante Baía da Ilha Grande. Para os amantes da natureza, o Parque Nacional da Serra da Bocaina oferece trilhas e vistas panorâmicas da região.

A vida cultural de Paraty é vibrante e diversificada. A cidade sedia diversos eventos ao longo do ano, como a famosa FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e o Festival da Pinga, que celebram, respectivamente, a literatura e a tradicional cachaça produzida na região.

A gastronomia local é outro ponto alto, com pratos à base de frutos do mar frescos, combinados com os sabores únicos da culinária caiçara.

Visitar Paraty é uma experiência sensorial completa: é sentir a brisa do mar, ouvir as histórias contadas pelas pedras, degustar os sabores da tradição e se perder no tempo entre as cores e sons desta cidade mágica.

Hotéis que recomendamos em Paraty- RJ

Casa Turquesa ⭐⭐⭐⭐⭐

  • A Pousada Casa Turquesa está localizada em frente ao píer no centro histórico de Paraty. Oferece nove suítes aconchegantes e confortáveis, com vistas deslumbrantes das paisagens de Paraty a partir das janelas e varandas. A baía, os famosos telhados da cidade, as montanhas e a cúpula da Igreja de Santa Rita são algumas das cenas que cercam a Pousada. Todos os quartos possuem ar-condicionado.

  • Preço: Sob consulta

Literaria Pousada ⭐⭐⭐⭐

  • Localizada no centro histórico de Paraty, a Pousada Literária ocupa uma casa colonial totalmente restaurada. As 22 acomodações são espaçosas e aconchegantes, todas equipadas com cama king-size, TV, ar condicionado, cofre, wi-fi, e um frigobar personalizável. Os quartos têm toalhas e roupões de algodão de alta qualidade, lençóis de 600 fios e amenidades Natura.

  • Preço: Sob Consulta.

Ouro Pousada Paraty ⭐⭐⭐⭐

  • Na Pousada do Ouro, o passado colonial encontra conveniências modernas. Está localizada no coração de Paraty, no centro histórico da cidade. A Pousada do Ouro é a única pousada no centro histórico acessível de carro pela Rua Fresca. A pousada, construída no século XIX, foi restaurada para proporcionar modernidade e conforto.

  • Preço sob consulta

Porto Imperial Pousada ⭐⭐⭐⭐

  • Situada no Centro Histórico, mantém intacto seu estilo colonial, com ambientes decorados com extremo bom gosto. Todos os 51 apartamentos possuem telefone, ar condicionado, TV a cabo, minibar, cofre e banheiro privativo. Alguns apartamentos superiores contam com camas americanas. A pousada oferece room service até às 23 horas, sala de chá, bar, sala de jogos e jardim interno.

  • Preço sob consulta

Sandi Hotel ⭐⭐⭐⭐

  • Instalada em uma das construções mais tradicionais de Paraty, Sandi Hotel é referência na cidade. O casarão de 300 anos, que conserva a arquitetura e os elementos decorativos da época de sua fundação no Brasil colonial, é um dos mais belos cartões postais de Paraty. A infraestrutura da pousada oferece mordomia e um ambiente acolhedor, com bar, restaurante e outras comodidades.

  • Preço: Sob consulta

Olinda (PE)

Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias - Walber Moura - MTUR

Olinda, situada no litoral de Pernambuco, é uma cidade que exala história, cultura e arte em cada esquina. Com suas ladeiras íngremes e casarões coloridos, Olinda é um verdadeiro mosaico de tradições e influências que remontam aos tempos coloniais do Brasil.

Fundada no século XVI, Olinda foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982. E não é para menos: suas igrejas barrocas, mosteiros e construções seculares contam histórias de fé, resistência e da rica miscigenação cultural brasileira.

Mas Olinda não vive apenas de seu passado. A cidade é vibrante e contemporânea, sendo palco de um dos carnavais mais autênticos e animados do Brasil. Durante a festa, as ruas se enchem de foliões, maracatus, caboclinhos e bonecos gigantes, em uma celebração que une tradição e alegria.

A arte está por toda parte em Olinda. Ateliês, galerias e mercados de artesanato local se espalham pela cidade, oferecendo desde esculturas em cerâmica até rendas e bordados tradicionais. A música também tem lugar de destaque, com ritmos como o frevo e o maracatu ecoando pelas ruas e praças.

Com vista panorâmica para o mar e para a cidade vizinha, Recife, o Alto da Sé é um dos pontos imperdíveis de Olinda. Lá do alto, é possível apreciar o pôr do sol e sentir a brisa do Atlântico, enquanto se delicia com as tradicionais tapiocas e águas de coco vendidas nas barraquinhas locais.

Visitar Olinda é mergulhar em uma experiência única, onde o passado e o presente se entrelaçam, e onde a cultura brasileira se revela em sua forma mais autêntica e vibrante.

Hotéis que recomendamos em Olinda - PE

Amparo ⭐⭐⭐⭐

  • Localizada na famosa Rua do Amparo, que também é conhecida como rua dos artistas por conter o maior número de ateliês e artistas do Brasil, a Pousada do Amparo envolve os hóspedes com todo seu charme. São 19 apartamentos cuidadosamente ambientados que aliam o conforto da vida moderna com o requinte de uma época. Tudo isso completado por uma refrescante piscina para os dias mais quentes do ano.

  • Preço: Preço sob consulta.

Quatro Cantos Pousada ⭐⭐⭐⭐

  • Localizada no centro histórico de Olinda, em um dos mais antigos e lindos casarões coloniais do século XVIII, a Pousada Quatro Cantos conta com 2 suítes e 16 quartos equipados com ar condicionado, minibar, TV e telefone. Na pousada, você poderá desfrutar de uma bela piscina cercada de flores tropicais, de onde é possível observar o nascer da lua, por trás da Igreja da Sé, e mais, a vista do casario antigo de Olinda.

  • Preço: Preço sob consulta.

Sete Colinas Pousada ⭐⭐⭐⭐

  • O hotel 7 Colinas é uma excelente opção de hospedagem em Olinda. Sua posição privilegiada, na ladeira de São Francisco, em pleno Centro Histórico da Cidade, no coração do Carnaval, permite uma estadia tranquila por ter sido construído em ampla área arborizada com mais de 15.000 metros quadrados. Possui 39 unidades entre apartamentos e suítes, todos com banheiro privativo, varanda e equipados com TV e ar condicionado.

  • Preço: Preço sob consulta.

São Luís (MA)

Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias - Douglas Junior/MTur

São Luís, a capital do Maranhão, é uma cidade que encanta pela rica tapeçaria cultural e histórica que tece. Situada na Ilha de Upaon-Açu, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, a cidade é um mosaico de tradições, cores e ritmos.

Conhecida como a “Cidade dos Azulejos” devido à profusão de casarões coloniais revestidos com azulejos portugueses, São Luís é um testemunho vivo da história brasileira. Fundada em 1612 por franceses e posteriormente colonizada por portugueses, a cidade conserva em suas ruas e becos estreitos as marcas de um passado repleto de lutas e conquistas. Em 1997, o centro histórico de São Luís foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, reconhecendo sua importância e singularidade.

Mas São Luís é mais do que apenas história. A cidade é o berço do bumba-meu-boi, uma festa popular que combina dança, música e teatro, e que atrai visitantes de todo o Brasil e do mundo, especialmente durante as festividades juninas. Os ritmos do reggae também encontram em São Luís um segundo lar, com diversos bares e casas noturnas dedicados ao gênero, o que lhe rendeu o título de “Capital Brasileira do Reggae”.

A culinária ludovicense é outro ponto alto da cidade. Pratos como o arroz de cuxá, a torta de camarão e o peixe pedra são verdadeiras delícias que refletem a mistura de influências indígenas, africanas e portuguesas.

As praias de São Luís, como a Praia do Calhau e a Ponta d’Areia, oferecem um refúgio para quem busca relaxar e apreciar as belezas naturais da região.

Visitar São Luís é embarcar em uma viagem por uma cultura rica e diversificada, onde o passado colonial se entrelaça com o vibrante presente, e onde a alma maranhense se revela em cada canto, melodia e sabor.

Hotéis que recomendamos em São Luís - MA

Blue Tree Towers Sao Luis ⭐⭐⭐⭐⭐

O Hotel Blue Tree Towers São Luís está localizado na melhor faixa do litoral de São Luís do Maranhão, na Praia do Calhau. Fica a apenas 10 minutos do Centro Histórico e a 20 minutos do aeroporto. O hotel oferece muito conforto com 124 apartamentos/suítes e uma ampla infraestrutura de lazer. É o ponto de partida ideal para quem deseja descobrir o charme de São Luis, uma cidade que é parte do Patrimônio Histórico da Humanidade.
Preço: Preço sob consulta.

Luzeiros Sao Luis ⭐⭐⭐⭐⭐

O Hotel Luzeiros São Luís está situado a uma curta caminhada da Praia de Ponta do Farol em São Luís. O hotel dispõe de quartos bem equipados com televisão LCD a cabo e internet grátis. Além disso, oferece um restaurante com cozinha internacional, bar, piscina, academia, spa e serviço de quarto disponível 24 horas por dia. Os quartos incluem móveis, ar-condicionado, cofre e frigobar.

Preço: Preço sob consulta.

5 Motivos para Reservar com a Blumar

  1. Experiência: Somos líderes em viagens pelo Brasil.

  2. Pacotes Exclusivos: Criados especialmente para quem ama história.

  3. Atendimento Personalizado: Nossos especialistas estão prontos para te atender.

  4. Segurança: Viaje com tranquilidade, sabendo que está em boas mãos.

  5. Satisfação Garantida: Nossos clientes nos avaliam com 4.9/5 estrelas!

Conclusão: As cidades históricas do Brasil são mais do que destinos turísticos; são experiências transformadoras. E com a Blumar, sua viagem será inesquecível.

📞 Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp e descubra as melhores ofertas para as cidades históricas do Brasil para viajar nas próximas férias. Esperamos por você!

FAQ sobre Cidades Históricas Brasileiras

Cidades Históricas do Brasil para Viajar nas Próximas Férias - Pedro Vilela/MTur

Ouro Preto é uma cidade histórica em Minas Gerais, famosa por sua arquitetura barroca, ruas de pedra e igrejas majestosas. Foi o epicentro da corrida do ouro no século XVIII e hoje é considerada um museu a céu aberto.

Paraty é conhecida por sua rica história, arquitetura colonial bem preservada e localização na deslumbrante Costa Verde do Rio de Janeiro. A cidade é também famosa por seu carnaval autêntico e eventos culturais, como a FLIP.

Olinda é uma cidade repleta de história, cultura e arte. É famosa por suas ladeiras íngremes, casarões coloridos e igrejas barrocas. Além disso, a cidade tem uma vida cultural vibrante, sendo palco de um dos carnavais mais autênticos do Brasil.

São Luís é conhecida como a “Cidade dos Azulejos” devido aos casarões coloniais revestidos com azulejos portugueses. A cidade é o berço do bumba-meu-boi e é também chamada de “Capital Brasileira do Reggae”. A culinária e as praias são outros atrativos da região.

Alguns dos hotéis recomendados são: Casa Turquesa, Literaria Pousada, Ouro Pousada Paraty, Porto Imperial Pousada e Sandi Hotel.

Os hotéis destacados em São Luís são: Blue Tree Towers Sao Luis e Luzeiros Sao Luis.

As cidades históricas oferecem uma combinação única de cultura, história e beleza natural. Elas permitem que os visitantes mergulhem no passado do Brasil, enquanto desfrutam de paisagens deslumbrantes e gastronomia local.

Sim, a Blumar é uma autoridade em viagens pelo Brasil com mais de 30 anos de experiência, garantindo a melhor experiência para seus clientes.

CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2023/2024

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...