Rota dos Ventos e Rota das Falésias – Uma viagem off-road no litoral cearense

Rota dos Ventos e Rota das Falésias – Uma viagem off-road no litoral cearense

Quando a Rota das Emoções foi criada, em 2005, a ideia era divulgar 3 destinos de três estados vizinhos, os lagos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a floresta e os animais do delta do rio Parnaíba, no Piauí, e os campos de dunas e a charmosa vila de Jericoacoara, no Ceará, começando ou terminando nos aeroportos de São Luís ou Fortaleza.

Dezessete anos depois, a Rota das Emoções fez tanto sucesso que hoje existem 14 paradas possíveis, 3 aeroportos adicionais ao longo do caminho e 2 novos destinos começando a se desenvolver.

No entanto, a Rota das Emoções tem uma limitação, a época para realizá-la é de junho a setembro, quando as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias. Pensando nisso, o Ceará, que possui o litoral mais extenso dos três estados, desenvolveu a Rota dos Ventos e a Rota das Falésias, que podem ser feitas quase o ano todo.

Esta é uma viagem off-road de Canoa Quebrada a Camocim, percorrendo a maior parte do tempo pelas areias da praia, passando por cidades litorâneas como Fortim, Cumbuco, Icaraí de Amontada, Flecheiras, Preá, além de muitos campos de dunas, lagos, falésias e vistas de tirar o fôlego!

Este roteiro pretende ser uma viagem personalizada ao gosto do seu cliente, com várias combinações de cidades, tipos de hotéis e passeios partindo dos aeroportos de Fortaleza ou Jericoacoara. O roteiro pode ser moldado para uma viagem romântica relaxante ou para férias em família com crianças, repletas de atividades e aventuras.

Quais são os principais destinos da Rota das Falésias?

Primeiro, vamos falar sobre a versatilidade do passeio. Pode ser feito de ônibus ou carro, mas também há quem prefira se deslocar de bicicleta. Este caminho também pode ser usado em partes ou inteiro. No entanto, existem alguns pontos importantes que devem ser incluídos. Podemos destacar o seguinte:

  • Canoa Quebrada é um vilarejo que oferece diversas opções gastronômicas e de passeios aos visitantes. Chama a atenção por sua infraestrutura e pela incrível beleza de suas falésias alaranjadas.

  • Beberibe, Icapuí são duas cidades que se destacam pela beleza e tranquilidade de suas praias. Imperdível é o Monumento Natural das Falésias da Praia de Morro Branco em Beberibe.

  • Mossoró, no Rio Grande do Norte, é um símbolo do belo roteiro pelo estado. É repleta de atrações culturais e excelentes opções gastronômicas.

  • Tibau é outra cidade potiguar. Não confunda Tibau do Sul que tem uma bela infraestrutura mas não faz parte do roteiro. Seus visitantes ficarão satisfeitos. Você também deve incluir as belas praias de Tibau em seu passeio.

O que pode fazer ao longo da Rota das Falésias?

Você pode ter uma boa ideia do que se trata a rota olhando o nome. Você pode desfrutar de passeios de buggy pelas praias e dunas emolduradas pelas falésias. Então, você terá a chance de experimentar o melhor da comida nordestina.

Mas não se engane com a falta de opções de adrenalina! Bugeiros são conhecidos por perguntarem se o passeio deve ser “com emoção” ou “sem emoção”. Vamos alertar que você deve estar ciente de que a emoção torna o passeio mais agradável e pode nos fazer rir com toda a adrenalina. Se você se sentir confortável, certifique-se de experimentá-lo.

Super Dica: Certifique-se de trazer protetor solar, boa roupa de banho, água para se hidratar e uma ótima câmera. Porque você vai precisar de lindos registros para documentar essa experiência. Divirta-se!

Veja abaixo um exemplo de roteiro que mistura a Rota dos Ventos e a Rota das Falésias:

Fortim:

Fortim está localizado no litoral leste do Ceará, na foz do maior rio do estado, o Jaguaribe, o que rende belas fotos durante os passeios de barco. Esta é uma vila muito tranquila, em comparação com a já famosa vizinha Canoa Quebrada, aqui são feitos passeios de buggy para ver as dunas e falésias. Há alguns anos, moradores da capital e turistas descobriram a região para praticar kitesurf, incentivando a abertura de novos hotéis ao longo da praia.

Cumbuco:

Apesar de Cumbuco estar localizado em município vizinho à capital, é uma das praias preferidas dos moradores de Fortaleza, pois fica a apenas 30 minutos do centro. Mesmo com essa proximidade, não perdeu o clima de cidade litorânea. Há bons resorts e hotéis em Cumbuco, clubes de praia para passar o dia e restaurantes e bares no centro da cidade, para a noite. O passeio de buggy pelas dunas é imperdível e também é possível fazer um city tour para conhecer o centro histórico de Fortaleza.

Icaraí de Amontada:

É nesta pacata vila de pescadores, encravada no meio da floresta de coqueiros, que surgiram vários novos pequenos e charmosos hotéis. Perto estão os lençóis cearenses, uma versão bem menor do famoso primo maranhense, com dunas e lagoas que fazem parte dos passeios de buggy. No canto direito da praia de Icaraí, já saindo da frente da vila, existem piscinas naturais de mar calmo. Do outro lado fica o distrito de Moitas, uma vila ainda mais rústica, que pode ser alcançada de bicicleta pela praia, passando por falésias e recifes de coral.

Jericoacoara:

A pequena vila dentro do Parque Nacional de Jericoacoara ganhou fama à medida que os praticantes de kitesurf e windsurf descobriram o litoral cearense, onde o vento sopra constantemente de agosto a dezembro, tornando-se um dos melhores lugares do mundo para a prática desses esportes. Mesmo tendo se tornado um dos destinos mais cobiçados do Brasil, principalmente após a chegada do aeroporto, o vilarejo segue regras rígidas da Agência Brasileira de Meio Ambiente, que não permitem sua expansão, mantendo seu charme rústico com ruas de areia, barcos de pesca nas praia e pequenos burros que pastam pela aldeia, imperturbados. A hotelaria, por outro lado, evoluiu muito, oferecendo desde pousadas simples e confortáveis ​​até hotéis luxuosos, mas todos mantendo o estilo de Jeri. Para passeios, os buggys são o transporte oficial da região, para explorar a beleza das dunas, chegar ao monumento natural da Pedra Furada, ou curtir um dos bares à beira das lagoas Azul, Paraíso, Torta ou Grande.

Dia 1- FORTALEZA / FORTIM

Chegada pela manhã no aeroporto de Fortaleza e traslado privativo rodoviário até Fortim. Resto do dia livre para descansar e curtir as praias da foz do Rio Jaguaribe.Hotel em Fortim: Jaguaribe Lodge 

 

Dia 2- FORTIM

Saída pela manhã em passeio privativo de buggy até Canoa Quebrada. Esta vila tornou-se famosa na década de 90 pela beleza das falésias das praias, formadas por rochas de várias cores e formas esculpidas pelo vento. Há bons restaurantes na praia para almoçar (refeição não incluída) e relaxar.

 

Dia 3- FORTIM / CUMBUCO

Saída pela manhã em veículo 4×4 privativo em percurso off-road pelas praias, incluindo paradas na praia de Morro Branco para visita ao Labirinto das Falésias de Beberibe; atravessar a foz dos rios Choró e Mal Cozinhado de barcaça, onde a maré contra o rio costuma formar lagoas na praia; parada no Complexo de Artesanato de Aquiraz para ver as rendeiras confeccionando produtos com as rendas típicas do Ceará; e, finalmente, parada para almoço na praia de Porto das Dunas. Após o almoço, a viagem continua pela rodovia ao redor de Fortaleza, até Cumbuco.

Hotel em Cumbuco: Carmel Cumbuco

 

Dia 4- CUMBUCO

Manhã livre. À tarde, passeio privativo de buggy pelas dunas e lagoas do Cumbuco. Prepare-se para experimentar o “ski-bunda”, onde você deslizará por uma duna sentado em uma prancha, terminando dentro de uma lagoa. O pôr do sol será onde a lagoa do Cauipe encontra o mar.

 

Dia 5- CUMBUCO / ICARAI DE AMONTADA

Saída pela manhã em direção a Icaraí de Amontada, em carro 4×4 particular, em percurso off-road passando por algumas das mais belas praias do litoral oeste cearense como Lagoinha, Flecheiras, Mundaú, Taíba e Caetanos, atravessando dunas, lagoas, riachos e sobrevoando a foz de um rio de barcaça, com parada para almoço (refeição não incluída). Chegada no final da tarde em Icaraí. Caminhe até a praia para ver o pôr do sol. 

Hotel em Icaraí: Makena

 

Dia 6- ICARAÍ DE AMONTADA

Manhã livre. À tarde, passeio particular de buggy pela praia das Moitas até a foz do Rio Aracatiaçu, incluindo passeio de barco rio acima até o Túnel do Amor, formado por manguezais e habitado por centenas de caranguejos aratu vermelhos, terminando no Bar Oyster Island para beber e comer junto ao rio (refeição não incluída). Antes de voltar para o hotel, pare na curva do rio para ver o pôr do sol sobre as dunas.

 

Dia 7- ICARAÍ DE AMONTADA / JERICOACOARA

Traslado privativo em carro 4×4 de Icaraí a Jericoacoara, com parada para almoço em um dos restaurantes da praia da Barrinha ou no Pier Club Munzuá na Lagoa Lagamar (entrada no Pier Club e refeição não inclusas). Resto do dia livre em Jeri. No final da tarde, suba até a Duna do Pôr do Sol para ver esse espetáculo.

Hotel em Jeri: Vila Kalango

 

Dia 8- JERICOACOARA

Passeio de buggy pelas atrações da zona leste de Jeri, com possíveis paradas na praia do Preá, na Árvore Preguiçosa, na Lagoa Azul e na Lagoa do Paraíso (não estão inclusos a entrada para a Lagoa Azul ou o Alchymist Beach Club na Lagoa do Paraíso. Este é um passeio privado, antes de sair o cliente pode escolher onde parar e por quanto tempo. Para um lugar tranquilo, os melhores pontos são a Casa B&B ou o restaurante Pedacinho do Paraíso)

 

Dia 9- JERICOACOARA

Segundo dia explorando a região de buggy, desta vez para o lado oeste, atravessando o rio Guriú de barca, passando por dunas e lagoas até chegar na Lagoa da Torta com tempo livre para almoçar e relaxar. (refeição não incluída). 

 

Dia 10- JERICOACOARA

Manhã livre em Jeri. À tarde, traslado privativo com motorista em carro 4×4 para o aeroporto de Jeri.

Veja outras possíveis paradas abaixo:

Taíba:

A Taíba entrou definitivamente na Rota com a inauguração de um dos hotéis de luxo mais procurados do Brasil. A pequena vila de pescadores tem um cenário muito pitoresco com casas em meio à areia e vegetação costeira. A caminhada até a foz do Rio Anil, onde as lagoas se formam antes do encontro com o mar, é linda ao pôr do sol.

Hotel: Carmel Taíba 

Trairi:

Esta região possui várias praias conhecidas para quem mora em Fortaleza, pois ficam a apenas 2 horas de distância, pela rodovia: Mundaú, Lagoinha, Flecheiras, Guajiru. É um dos trechos mais bonitos da Rota dos Ventos e vale a pena ficar alguns dias curtindo hotéis de frente para belas praias, praticando snorkel para ver peixes nas piscinas naturais de Flecheiras e fazendo um passeio de barco pelo Rio Mundaú, que corta o dunas até chegar ao mar.

Hotel: Zorah Beach Hotel

Preá:

Preá é uma vila junto ao Parque Nacional de Jericoacoara, novas pousadas e hotéis encontraram aqui espaço para crescer e ter chalés e quartos maiores, sem as restrições de Jeri. Esta vila de pescadores ainda mantém seu ambiente mais tranquilo, pois há menos restaurantes e bares, tornando-se o destino preferido para quem quer ter acesso a todas as atrações do parque nacional e das lagoas sem a agitação da vida noturna de Jeri. E a praia do Preá é mais bonita…

Hotel: Rancho do Peixe 

Camocim:

É um destino fora da Rota dos Ventos, próximo a Jericoacoara, mas que vale os quilômetros a mais. Como Jeri tem mais hotéis, muitos turistas só vêm a esta área em passeios, mas raramente vão para a outra margem do Rio Coreaú em Camocim, sem saber o quanto estão perdendo! A praia que vai da vila até à foz do Rio Remédios é deslumbrante, com possibilidade de banho na foz do rio ladeada por dunas e florestas. Do outro lado do rio Remédios, as praias de Curimãs e Bitupitá têm o cenário de uma vila de pescadores preservada pelo tempo.

Hotel: Baía das Caraúbas

Quando fazer a Rota dos Ventos e a Rota das Falésias? 

Os meses com maior chance de chuva são março e abril. Em maio e junho ainda chove um pouco, mas o vento fica mais forte, então a chuva cai como um aguaceiro que passa rapidamente, pois o vento leva as nuvens para o interior. De julho a fevereiro é o período com menos chuva.

Para mais dicas e informações sobre a Rota dos Ventos e sobre a Rota das Falésias, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas, eles estão sempre prontos para atende-lo(a).

Rota das Falésias e Rota dos Ventos - Perguntas Frequentes

A Rota das Falésias engloba diversos destinos ao longo do percurso. Alguns dos principais destinos são:

  • Canoa Quebrada: Conhecida por suas falésias alaranjadas e variedade gastronômica, Canoa Quebrada oferece uma beleza incrível e uma infraestrutura encantadora.

  • Beberibe: Destaca-se pela tranquilidade de suas praias e pelo Monumento Natural das Falésias da Praia de Morro Branco, uma parada imperdível.

  • Icapuí: Uma cidade tranquila, onde é possível desfrutar de belas praias e explorar os Lençóis Cearenses, com dunas e lagoas.

  • Mossoró (no Rio Grande do Norte): Símbolo do roteiro pelo estado, Mossoró oferece atrações culturais e excelente gastronomia.

  • Tibau (no Rio Grande do Norte): Com suas belas praias, Tibau é uma cidade potiguar que vale a visita.

Ao longo da Rota das Falésias, você terá diversas opções de atividades e experiências. Algumas das coisas que você pode desfrutar incluem:

  • Passeios de buggy: Aproveite os passeios de buggy pelas praias e dunas, com falésias impressionantes como pano de fundo. Essa é uma maneira emocionante de explorar a região.

  • Gastronomia nordestina: Delicie-se com a comida típica do Nordeste brasileiro. Experimente pratos tradicionais e desfrute dos sabores locais.

  • Aventura com buggy: Os “bugueiros” são conhecidos por oferecer passeios com ou sem emoção. Se você estiver disposto a um pouco mais de adrenalina, não deixe de experimentar a versão “com emoção” e aproveite a diversão e a emoção do passeio.

  • Registros fotográficos: Traga seu protetor solar, roupas de banho adequadas, água para se hidratar e uma câmera de qualidade. Você vai querer capturar belas fotos para registrar essa experiência inesquecível.

Os principais destinos ao longo da Rota das Falésias são Canoa Quebrada, Beberibe, Icapuí, Mossoró (no Rio Grande do Norte) e Tibau (também no Rio Grande do Norte).

Ao longo da Rota das Falésias, você pode desfrutar de emocionantes passeios de buggy pelas praias e dunas, explorar as falésias e desfrutar de belas paisagens. Além disso, você pode aproveitar a gastronomia nordestina, relaxar nas praias tranquilas, praticar esportes aquáticos e vivenciar a cultura local.

Sim, a Rota das Falésias pode ser adequada para crianças, especialmente se forem tomados os devidos cuidados de segurança. É importante selecionar atividades e passeios adequados à idade das crianças, como explorar as praias, brincar na areia, nadar em áreas seguras e desfrutar da natureza.

A Rota das Falésias pode ser percorrida ao longo do ano, pois oferece opções de destinos que podem ser aproveitados em diferentes estações. No entanto, é importante considerar as condições climáticas e as atividades específicas que deseja realizar. É recomendado verificar a época do ano com as melhores condições para as atividades que mais lhe interessam.

Você pode se deslocar ao longo da Rota das Falésias de carro, ônibus ou até mesmo de bicicleta, dependendo da sua preferência e disponibilidade. Existem estradas e rotas que conectam os diferentes destinos ao longo da rota. Além disso, em alguns trechos, como nas praias e dunas, os passeios de buggy são uma opção popular.

Ao longo da Rota das Falésias, você encontrará uma variedade de opções gastronômicas. Alguns dos melhores locais para desfrutar da gastronomia local são Canoa Quebrada, onde você encontrará diversos restaurantes; Icapuí, com sua culinária à base de frutos do mar; e Mossoró, que oferece excelentes opções gastronômicas e atrações culturais.

Contratar um guia para percorrer a Rota das Falésias pode ser uma boa opção, especialmente se você deseja obter informações detalhadas sobre os destinos, as atividades disponíveis e a cultura local. Um guia experiente pode enriquecer sua experiência e garantir que você aproveite ao máximo a rota. No entanto, se você preferir explorar por conta própria, certifique-se de ter um bom planejamento e obter informações úteis sobre os destinos que pretende visitar.

Ao longo da Rota das Falésias, você encontrará uma variedade de opções de hospedagem, que variam desde pousadas e hotéis mais simples até resorts e estabelecimentos de luxo. Alguns dos destinos ao longo da rota possuem uma infraestrutura turística bem desenvolvida, oferecendo opções de hospedagem para diferentes preferências e orçamentos.

Na Rota das Falésias, você encontrará diversas atividades de aventura para aproveitar. Além dos emocionantes passeios de buggy pelas dunas e falésias, você pode praticar esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf, explorar trilhas e caminhadas pela natureza, e desfrutar de atividades como tirolesa, mergulho e passeios de barco.

Para aproveitar ao máximo a Rota das Falésias, recomendamos que você esteja preparado para as condições climáticas, trazendo roupas adequadas, protetor solar, chapéu e água para se manter hidratado. Planeje suas atividades com antecedência, verificando os horários e disponibilidade, especialmente para passeios de buggy. Também recomendamos que você experimente a gastronomia local, interaja com os moradores e aproveite para relaxar e apreciar as paisagens deslumbrantes ao longo do percurso.

CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2022/2023

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...