Cruzeiro Comodoro

Conheça mais Sobre o Cruzeiro Comodoro

  Por: Bruno Teixeira   Fui conhecer um novo cruzeiro no Pantanal disponível com partidas regulares de novembro a março e para fretamento ao longo do ano. A temporada de cruzeiros coincide com o período de cheia, fenômeno único que transforma o Pantanal. É verdade que durante a estação seca os animais terrestres são mais fáceis de avistar, mas para ver a maior região alagável do mundo em toda a sua exuberância, a estação das cheias é o momento de visitar e o cruzeiro é uma ótima maneira de explora-la. A água cobre quase 80% da planície pantaneira, enchendo canais, baías, corixos, mudando o cenário, o dia-a-dia das famílias locais e até os animais encontrados lá, quando milhares de aves migratórias chegam do hemisfério norte.   Corumbá, o porto de embarque e desembarque, é uma pequena cidade na fronteira com a Bolívia. Apenas a Azul voa para Corumbá, de Campinas (São Paulo), um voo diário, alguns dias por semana. A outra opção é voar para Campo Grande, e pegar um ônibus ou transporte particular para Corumbá, a 5 horas de distância. É a porta de entrada para todos os cruzeiros de pesca e ecoturismo no Pantanal Sul, devido à sua localização estratégica nas margens do rio Paraguai, a principal artéria da bacia hidrográfica do Pantanal. O rio é grande o suficiente para um barco desse tamanho e, como você verá neste relatório, pode chegar rapidamente a algumas das áreas mais interessantes da região. A única desvantagem é que a cidade é servida apenas por uma companhia aérea; se o voo for cancelado, a alternativa é o aeroporto de Campo Grande. Nas saídas regulares há um guia para cada 8 viajantes. Durante os passeios, o guia entra em um dos barcos com 4 passageiros, os outros 4 são acompanhados apenas do barqueiro. Toda vez que o guia faz uma explicação, os dois barcos se juntam. No próximo passeio, os passageiros trocam de barco. Para fretamentos, eles usam a mesma proporção, a menos que o cliente queira mais guias.

O Comodoro

  O Comodoro foi recentemente totalmente reformado. É um dos melhores, mais confortáveis e disputados barcos para grupos de pesca, permitida no Pantanal entre abril e outubro. Possui 3 decks divididos em:  

Convés Inferior

Cabines de tripulação, cozinha, bar, sala de jantar e sala de estar, sala de TV, sala de jogos, deck de proa e uma plataforma de popa para acessar os barcos de turismo.  

Convés do Meio

15 cabines, uma pequena sala de ginástica e o comando  

Convés Superior

Bar, piscina, jacuzzi, terraço, chuveiro ao ar livre Há um elevador que serve todos os andares. O barco é equipado com um moderno sistema de navegação e tratamento de água.   As cabines são bastante espaçosas, em comparação com outros barcos de cruzeiros fluviais no Brasil. Eles têm 7,5m², grandes o suficiente para 2 camas de solteiro que podem ser unidas em uma de casal, u armário de prateleiras, uma mesa lateral e um pufe. Todos têm varanda privativa com duas cadeiras, ar condicionado, cortina elétrica, banheiro de bom tamanho e água quente. Algumas cabines são um pouco maiores, permitindo a adição de uma pequena cama dobrável, para uma família com um filho. Não há internet a bordo e o sinal de celular só está disponível próximo a Corumbá.   Eles têm dois itinerários, um chamado ÁGUA, focado nas águas do Pantanal, e o outro chamado TERRA, que tem um dia de passeio terrestre na Estrada Parque. Minha experiência foi no cruzeiro Água, o que eu tinha mais curiosidade de conhecer.

Dia 1

  Após a chegada ao aeroporto de Corumbá, fomos recebidos pelo guia e imediatamente levados de ônibus a um restaurante local para um buffet de almoço. Tivemos a tarde livre no hotel Nacional, uma opção simples, mas confortável, que é a melhor da cidade. Às 5:30, nossa noite começou em um bar com vista para o rio Paraguai e o Pantanal; depois, jantamos no Dolce Café um menu de degustação que incluía pratos regionais, alguns mais saborosos que outros. No pacote regular, apenas a diária no hotel está incluída, a noite é livre para jantar onde quiser, mas essa é uma boa escolha de restaurante na cidade. Experimente o lombo de jacaré, de fazendas de jacaré autorizadas. Estava delicioso!

Dia 2

  Após o café da manhã, tivemos um tour interpretativo a pé pela cidade. Um ator interpretou alguns personagens para contar a história de Corumbá, que desempenhou papel importante na Guerra do Paraguai. Também visitamos o Moinho Cultural, uma escola com ênfase em arte, dança e música. Assistimos os ensaios de música e dança para a apresentação da escola no final do ano. Foi muito especial, e o Comodoro faz uma doação para ajudar o centro. Antes de embarcar em nosso barco, eu também inspecionei o Kayamã, a outra embarcação deles com 25 cabines, consideravelmente maior que o Comodoro, muito confortável, ideal para um grupo privado.
 
A bordo do Comodoro, fui levado para minha cabine, dei um giro pelo barco e me encontrei com os outros convidados da inspeção no deck da piscina, onde um churrasco estava sendo preparado para nós, e uma dupla de cantores sertanejos completou o clima para o nossa partida.
 
Eu sou original de Goiânia, onde esse tipo de música é muito popular, por isso foi uma agradável surpresa nostálgica. O plano de refeições do barco é all-inclusive, com café da manhã, almoço e jantar, alguns lanches, cerveja, uísque, vodka, vinho, caipirinhas e outros coquetéis disponíveis. No terraço e na sala de jantar havia uma geladeira de vidro onde os hóspedes podiam pegar bebidas enlatadas.
 
Além das ótimas carnes – afinal, o gado é criado lá -, também provei algo novo e inesperado: o ceviche de piranha. Estava gostoso. Mais tarde, tivemos a primeira palestra para nos apresentar o itinerário e as atividades do dia seguinte. Isso se repete todas as noites na hora do jantar.
 
A comida é saborosa, nada extravagante, mas bem feita, com pratos que você encontraria em uma casa brasileira. Havia sopas, carnes, aves, legumes cozidos, saladas e sempre algum com um toque regional. O barco viaja à noite, achei o motor um pouco barulhento, então usei um tampão de ouvido para dormir.

Dia 3

 
Como em qualquer programa de viagem na natureza, acordar super cedo é um fato. Sugeriram que acordássemos antes das 5h para assistir ao nascer do sol, então às 4h30 eu estava no deck da piscina porque sabia que isso seria mágico. A região onde passamos o primeiro dia estava na minha lista de desejos por um longo tempo.
A serra de Amolar são as últimas ondulações do fenômeno geográfico que criou os Andes.
 
É parte da razão pela qual o Pantanal concentra tanta água e tantos animais. Quando o sol sai, os tons de rosa, laranja e amarelo dominam o céu e refletem sobre esses monólitos gigantes, acompanhados por sons de pássaros acordando. O café da manhã foi servido na cobertura, para não perdermos esse espetáculo impressionante.
 
O passeio matinal foi um safari fotográfico de barco pelos corixos, pequenos canais que ligam os rios, lagos e baías do Pantanal. A maioria deles só é navegável durante a estação das cheias e, por serem estreitos, estamos mais próximos de animais como capivaras, jacarés, lontras, tartarugas e inúmeras espécies de pássaros à espreita nas margens.
 
Nosso destino era a Reserva Privada Acurizal, onde um biólogo do Instituto Homem Pantaneiro nos fez um breve discurso sobre seus trabalhos de conservação e nos conduziu a 1 km de caminhada pela floresta, apontando curiosidades da flora e fauna. No final da trilha, alguns de nós remou de caiaque para a sede do Acurizal. Voltamos ao barco para almoçar, um banquete de peixes do Pantanal cozinhados de várias maneiras diferentes: inteiro assado, frito, grelhado, em ensopados e moqueca.
 
Depois de uma pausa para descansar, nos encontramos novamente na sala de jantar para fazer chipas, um biscoito saboroso regional feito com polvilho e queijo curado.
 
Depois saímos para visitar o Parque Nacional do Pantanal, a maior reserva deste bioma. Paramos na sede do parque para registrar nossa entrada e receber instruções sobre o que veríamos. Aqui é proibido pescar ou caçar durante todo o ano, para que pudéssemos ver muitos animais no caminho para a colina Cará-Cará, novamente serpenteamos por vários corixos, até o local onde foram descobertas inscrições em pedra feitas por nativos de várias etnias que habitavam o Pantanal.
 
Não é possível saber qual desenho pertence a qual grupo indígena, mas os estudiosos podem distinguir que eles foram criados por diferentes tribos. À noite, jantamos e recebemos informações para os passeios do dia seguinte.

Dia 4

 

Nosso dia começou com uma visita a uma comunidade ribeirinha no rio Paraguai Mirim. Fomos recebidos na casa de Zé Meleiro e Rosângela, pescadores de iscas para vender para pesca esportiva e coletores de mel. Zé não cria abelhas, ele procura colmeias selvagens das quais extrai o líquido.

Ele nos deu uma prova para mostrar como as flores locais resultam em um sabor distinto. Continuamos rio acima em direção a uma baía, uma área de pastagem inundada que, devido ao seu tamanho, leva o nome de baía. O Paraguai Mirim tem trechos de águas cristalinas, era possível ver peixes e vegetação no leito do rio. Era a mesma coisa na baía onde paramos para nadar, por causa da vegetação no fundo, a água era muito limpa e transparente.
 
Eles serviram petiscos e cerveja gelada enquanto admirávamos a vista e relaxávamos na leve corrente do rio. Para o almoço, comemos um churrasco na fogueira, nos jardins de outra comunidade ribeirinha, onde as mulheres fazem belos bordados de animais e paisagens do Pantanal.
 
Retornamos ao barco para descansar e sair no final do dia para assistir o pôr do sol de outra baía. No caminho, paramos para ver uma caverna de arenito escavada pela ação das enchentes e vimos uma sucuri gigante. Enquanto esperávamos o sol se pôr, um barco apareceu com um saxofonista.
 
Ao longe, a chuva contrastava com o sol, uma cena pantaneira digna de uma foto. À noite, nossa despedida do cruzeiro foi um luau no deck da piscina, com música, dança e muita bebida, enquanto o barco voltava para Corumbá. De manhã, desembarcamos para o aeroporto.
 
O cruzeiro regular é uma excelente opção para conhecer o Pantanal alagado e, seguindo esse tema da água, siga de Corumbá até a Serra da Bodoquena para ver as cachoeiras (a 3,5 horas de distância) e continue até Bonito (1 hora), um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, por causa das cavernas, rios e lagos de águas turquesas transparentes e cheias de peixes.
 
Outra opção é combinar com um dos lodges do Pantanal, Caiman ou Refúgio da Ilha, que ficam a 3,5 horas de Corumbá. Os melhores meses para o cruzeiro regular são novembro e dezembro.
 
Para nossos clientes interessados em privatizar o barco, negociamos uma tarifa e um itinerário especiais. Em vez da primeira noite em Corumbá, o grupo embarcará no mesmo dia da chegada do voo, fará as mesmas atividades do cruzeiro aquático, mas no último dia, em vez de parar em Corumbá, o barco continua rio abaixo e os passageiros acordarão na Estrada Parque, onde um jipe adaptado levará todos em um safari fotográfico por terra, para um alojamento onde o almoço será servido e haverá opções para caminhadas ou passeios a cavalo pela fazenda.
 
O luau acontecerá naquela noite, saindo da Estrada Parque em direção a Corumbá. Este itinerário também incluirá um passeio noturno de barco para observar os animais. Para grupos com mais de 30 pessoas, o barco Kayamã também pode ser usado para este itinerário, com 25 cabines e até 50 pessoas.
 
Apesar de não ser um barco de luxo, o Commodoro é muito confortável, bem equipado e bem conservado, oferecendo um itinerário interessante em uma região muito especial, com paisagens deslumbrantes, e é a melhor opção de cruzeiro regular no Pantanal
 
Abaixo está um mapa interativo do itinerário que eu fiz. Clique na imagem para abri-la no Google Maps; em seguida, clique em cada ícone no mapa ou no índice para ver fotos e uma descrição da atividade ou do lugar visitado durante o cruzeiro.

Para mais dicas e informações sobre o Cruzeiro Comodoro, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas, eles estão sempre prontos para atende-lo.

CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2022/2023

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...