Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023
Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023. O New York Times incluiu Manaus em sua lista de 52 lugares para ir em 2023, porque a cidade oferece “culinária do rio à mesa e receitas ancestrais no coração da Amazônia”.

A capital do estado do Amazonas é a principal porta de entrada para pousadas e cruzeiros fluviais na floresta. Manaus foi fundada em 1669 e se tornou um próspero centro de produção de borracha no final do século XIX. Durante este tempo, a cidade era um centro de comércio, atraindo muitos imigrantes. Algumas de suas construções mais icônicas datam desse período da Belle Époque, como o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, com barracas de souvenirs e produtos amazônicos.

Mas é no vizinho mercado Manaus Moderna que realmente se vê os moradores comprando ingredientes típicos herdados da culinária indígena, como o tucupi, um caldo amarelo feito da mandioca, ou a maniçoba, uma folha da mesma planta. Os feirantes têm o prazer de oferecer pedaços de frutas frescas como tucumã, bacuri, cupuaçu e taperebá. Entre a grande variedade de peixes, nota-se uma clara influência portuguesa, o pirarucu salgado, o maior peixe de água doce do mundo, tratado como se fosse bacalhau. Antes de partir, as casas de sucos são paradas obrigatórias para experimentar uma bebida energética feita com açaí misturado com guaraná, uma fruta com cafeína.

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

Para degustar esses ingredientes em preparações ancestrais, visite o novo Biatüwi, de propriedade indígena. Com a chegada dos portugueses, essas receitas foram “modernizadas” e hoje fazem parte da cozinha tradicional amazônica, encontrada em restaurantes como o Caxiri e o Fitz Carraldo, que ocupam casarões históricos no centro de Manaus. Para um autêntico tacacá, a caldeirada de camarão e tucupi, o Tacacá da Tia Socorro tem como bônus a vista da praia fluvial de Ponta Negra. Por fim, criações contemporâneas fazem parte do cardápio do Banzeiro e do Moquém do Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, que também ajuda as comunidades Yanomami a desenvolverem a produção de cogumelos silvestres. Para saborear algumas daquelas frutas amazônicas do mercado transformadas em sorvete, a Sorveteria Barbarella, em frente ao Teatro Amazonas, é um bom lugar.

Quando ir para Manaus ?

JUNHO À AGOSTO – A chuva para e os níveis dos rios vão chegando no pico. Temperatura começa a subir.

SETEMBRO À NOVEMBRO – Rio em seu nível mais baixo, as praias fluviais começam a aparecer e animais podem ser vistos nas margens do rio. Caminhadas na floresta e passeios de barco nos rios maiores.

DEZEMBRO À FEVEREIRO – Estação molhada, chuva começa a se tornar mais frequente. Chuva e gelo derretidos dos andes fazem com que a água comece a subir, juntamente com o período de chuvas. 

MARÇO À MAIO – Estação úmida, inundação. Dias com temperaturas mais suaves e noites mais frias. o Rio se funde com os lagos, possibilitando assim passeios de  arco na floresta inundada. Pássaros e animais mais ativos.

Onde ficar em Manaus ?

VILLA AMAZÔNIA

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

O Villa Amazônia foi o primeiro hotel boutique de Manaus. O lobby e o restaurante Fitz Carraldo ocupam uma casa do início do século XX, e os quartos foram construídos em um moderno bloco novo, nos fundos, envolvendo um jardim tropical e piscina. Está localizado a alguns quarteirões do Teatro Amazonas. O grupo também é proprietário do Anavilhanas Jungle Lodge.

HOTEL JUMA ÓPERA

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

Outra opção de luxo é o Hotel Juma Ópera, inaugurado em 2020, após uma meticulosa restauração de dois casarões de 1896 que já receberam o presidente Theodore Roosevelt quando ele visitou a Amazônia. Por estar localizado em frente ao Teatro Amazonas, mantiveram a fachada em estilo belle époque, modernizando os quartos e acrescentando uma piscina na cobertura com vista para a cúpula do teatro. Eles também operam o Juma Jungle Lodge.

INTERCITY MANAUS

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

O Intercity Manaus está localizado em Adrianópolis, um dos melhores bairros de Manaus. É um edifício moderno com quartos confortáveis ​​e funcionais. Da piscina do terraço é possível ter uma vista panorâmica que se estende até ao rio.

BLUE TREE PREMIUM

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

O Blue Tree Premium Manaus também está em Adrianópolis, uma torre alta com quartos práticos e elegantes, com uma pequena piscina e academia, na parte superior.

Como chegar lá ?

Manaus é o principal hub da Amazônia recebendo voos domésticos diretos de São Paulo, Brasília, Fortaleza e Recife.

Os vôos do exterior chegam do Panamá, com a COPA Airlines, conectando a América Central e do Norte. A Gol voa duas vezes por semana entre Miami e Manaus, e a Azul tem voos diretos para Fort Lauderdale, três vezes por semana. O governo local está negociando o retorno do voo direto de Miami com a Latam e American Airlines, e Lisboa com a TAP.

Ao mesmo tempo, o porto de Manaus é um hub para cruzeiros regionais de curta duração subindo os rios Negro e Solimões.

Apenas os transatlânticos, normalmente vindos do Caribe, oferecem cruzeiros pelo rio Amazonas até Manaus. Existem barcos de passageiros entre Belém e Manaus, mas estes são bastante precários, impróprios para o turismo.

Dentro da floresta

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

Manaus é como uma ilha cercada por um mar de mata. Existem muitos passeios de meio dia e dia inteiro na natureza que são melhor aproveitados como parte de um dos pacotes oferecidos pelas pousadas ou barcos, por isso é melhor focar nos passeios que só podem ser feitos a partir da cidade. Aqui estão os nossos favoritos:

  1. Percorra o centro histórico da cidade e o porto com uma visita à ópera e ao mercado.
  2. Observe o impressionante fenômeno do Encontro das Águas, onde o Negro cor de chá se funde lentamente com o lamacento Rio Solimões. Este passeio também pode incluir uma visita a uma comunidade indígena e um lago cheio de nenúfares.
  3. Nadar com botos cor-de-rosa selvagens no rio.
  4. Visite o Museu da Seringueira, uma recriação de uma plantação do século XIX
  5. Assista ao nascer do sol sobre as copas das árvores de uma torre de 42 m (137 pés), faça trilhas educacionais fáceis dentro de uma reserva científica que inclui viveiros e aquários com peixes amazônicos.
  6. Viaje até Presidente Figueiredo para conhecer paisagens inesperadas da Amazônia, com cavernas, cachoeiras e um rio com grandes poços, a uma hora ao norte de Manaus.

Além de Manaus

Manaus é um dos 52 lugares para ir em 2023

AMAZON EMOTIONS – Lodge e Glamping

Presidente Figueiredo é uma região que merece uns dias a mais. O Amazon Emotions Lodge é um pequeno refúgio natural de gerência familiar onde os visitantes podem ter não apenas as experiências inspiradoras de descobrir a floresta, mas também compartilhar conversas significativas enquanto os anfitriões preparam o jantar com ingredientes amazônicos, na cozinha aberta.

A pousada acomoda até oito pessoas em duas suítes (cama queen size e beliches ou camas de solteiro/triplo), equipadas com ducha quente privativa, roupa de cama e toalhas limpas, ventilador de teto, tomada 110V, serviço de camareira diária, janelas teladas, banheiro privativo deck com cadeiras e redes para admirar a mata atlântica. Durante a estadia, os visitantes são incentivados a se desconectar da civilização e se reconectar com a natureza.

Prístina, remota e de fácil acesso, localizada a cerca de duas horas de carro de Manaus, esta reserva particular de 300 hectares é coberta por florestas tropicais primárias e exuberantes, proporcionando uma variedade de habitats naturais divididos em áreas geográficas, cada uma com sua função específica, como o turismo , conservação e pesquisa.

Os programas de 2 a 4 noites oferecem atividades que abrangem passeios pela natureza, incluindo observação de pássaros, observação de animais, habilidades de sobrevivência, trekking para cachoeiras e cavernas, acampamento de rede na selva, coleta de cogumelos, experiência da floresta tropical à mesa, artesanato tradicional, visita a uma família ribeirinha e até programas especializados em fotografia, sempre acompanhados por guias experientes.

Para aprofundar a conexão com a floresta, adicione uma experiência privada de glamping dentro da reserva Amazon Emotions. As tendas fixas de luxo medem 5 m (16 pés) de diâmetro, 20 m² (210 pés²) de área útil, com recursos de alta tecnologia para segurança, ventilação e proteção contra insetos. Cada tenda possui uma confortável cama king size ou até 5 camas de solteiro com roupa de cama macia, bem como um banheiro externo com amenidades biodegradáveis, ventilador de chão, luminárias de leitura e móveis artesanais elegantes com decoração de moda minimalista!

O glamping está também disponível para programas de 3 a 5 noites em dois locais remotos, disponíveis de julho a janeiro:

Baixo Rio Negro – para explorar a vida selvagem secreta e o incrível estilo de vida dos ribeirinhos, hospedando-se em praias paradisíacas. Essas características incluem a beleza cênica dos rios de águas pretas e o envolvimento da comunidade na conservação da biodiversidade.

Alto Rio Negro – este acampamento pop up mergulha profundamente na essência do conhecimento indígena através do contato com sua cultura, incluindo comida, vestimenta e linguagem em algumas das paisagens mais remotas e belas da região amazônica.

AMAZON ECOBOAT & ODYSSEY

Experiência de cruzeiro privado em pequenos barcos regionais totalmente reformados e cuidadosamente decorados por um casal de brasileiros e franceses.

Os roteiros podem variar de um programa de 3 noites explorando os rios traseiros próximos a Manaus, até 10 noites chegando aos Parques Nacionais do Jaú e Anavilhanas. Os hóspedes podem desfrutar de vistas panorâmicas do deck superior ao ar livre e saborear coquetéis exóticos feitos com frutas regionais enquanto os Líderes da Expedição fornecem uma visão geral da jornada à frente. Os cruzeiros incluem pensão completa (exceto bebidas alcoólicas) e atividades.

O EcoBoat acomoda até 4 pessoas em uma suíte panorâmica com cama de casal (1,40 x 2m) voltada para um vidro 180° do chão ao teto, banheiro privativo e ar condicionado; e uma cabine dupla com beliches (0,75 x 2m), banheiro privativo e ar condicionado.

O Odyssey acomoda até 13 hóspedes divididos em suíte panorâmica com cama queen (1,60 x 2m) com vista para janelas de vidro do chão ao teto 180°, banheiro privativo e ar condicionado; 2 suítes inteligentes com cama de casal (1,40 x 2m) ou 2 camas de solteiro ou 4 beliches, 2 janelas amplas, banheiro privativo e ar condicionado; e uma Junior Suite com cama de casal (1,40 x 1,85m), 1 cama murphy acima (0,7 x 1,85m), banheiro privativo e ar condicionado.

Para saber mais sobre outras pousadas e cruzeiros fluviais próximos a Manaus, acesse a página de Treinamentos & Apresentações da nossa área de clientes.

Para mais dicas e informações sobre onde ficar, o que comer e o que fazer em Manaus, clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas, eles estão sempre prontos para te atender. 

CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2022/2023

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...