Parques naturais fazem do Brasil um dos principais países do ecoturismo no mundo

Parques naturais fazem do Brasil um dos principais países do ecoturismo no mundo, veja dicas de unidades de conservação para a prática de atividades como mountain bike e caminhada.

Um dos países com maior potencial turístico em termos de recursos naturais do mundo, o Brasil tem centenas de parques naturais para o turista perder. Só as unidades da federação somam mais de 300, 74 delas abertas à visitação. São florestas, parques, reservas, entre outros, que oferecem aos visitantes, de norte a sul, trilhas, cachoeiras, cânions, dunas, rios, montanhas e praias. Diante da diversidade fica difícil escolher um único destino, não é mesmo? Para isso, a Agência de Notícias Turismo separou algumas opções para aproveitar esse patrimônio ecológico.

Nosso roteiro não poderia começar melhor: no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins. A Unidade de Conservação oferece planaltos turísticos que lembram as savanas africanas; além de inúmeras cachoeiras, como a Cachoeira da Velha, que mostram como a natureza ali floresce. Imagine 100 metros de extensão em forma de ferradura e uma cachoeira abundante, após uma cansativa caminhada. E como não falar do Fervedouro. Um dos principais símbolos do parque, o local permite que o visitante mergulhe sem a possibilidade de afundar. Isso mesmo, ali ocorre um fenômeno chamado ressurgimento, que empurra a água para cima e oferece ao visitante aquela foto de capa de revista.

O estado vizinho, no Maranhão, traz outro cartão-postal que é a cara do Brasil: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O local é um atrativo único e imperdível para quem busca turismo de aventura e contemplação da natureza. As famosas dunas de areia fazem parte de seus 155 mil hectares. O parque abriga diversos ecossistemas como restinga, manguezal e o famoso campo de dunas, que ocupam 2/3 da área total da unidade. As lagoas entre dunas que se formam na época das chuvas na região atraem turistas para um banho de água doce em meio a uma paisagem deslumbrante. O parque está localizado em três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

No coração do Brasil, o Parque Nacional de Brasília tem como principal atração as piscinas formadas por minas d’água, que sobreviveram à época da construção da capital federal. Para quem gosta de praticar esportes em contato com a natureza, o parque conta com duas trilhas de pequena a média dificuldade: a Capivara – trilha para caminhadas, indicada para crianças e a Cristal Água – para caminhadas e mountain bike. tipos de vegetação, tais como: mata ciliar pantanosa, mata ciliar não pantanosa, trilha, cerrado sensu stricto, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e murundus.

Um parque imperdível é a Tijuca, no Rio de Janeiro. É aqui que estão localizados o Cristo Redentor e o Corcovado, símbolos da capital carioca. O local possui a quarta maior área verde urbana do Brasil. Além dos ícones, o turista pode percorrer dezenas de trilhas com diferentes níveis de dificuldade e duração. O espaço também conta com mirantes, como a Vista Chinesa, que oferece uma vista incrível da zona sul do Rio de Janeiro; O Lago das Fadas, cercado por bromélias e árvores suntuosas, além do canto dos pássaros e a Agulhinha da Gávea, que impressiona pelo formato pontiagudo e é uma região excelente para escalada.

No sul do país, duas unidades de conservação surgem na região. Os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral são muito procurados por turistas e moradores da região por suas paisagens incríveis. Os espaços preservam campos de mata atlântica e falésias que abrigam diversas espécies de animais e aves, como papagaios-de-peito-roxo e jaguatiricas. Uma das principais atrações do complexo é o Itaimbezinho, um dos maiores cânions das Américas, chegando a atingir mil metros de profundidade. Passeio para todas as idades, o roteiro promete ao turista muita contemplação da natureza, cavalgadas, caminhadas por áreas remotas e banhos em cachoeiras que brotam do relevo acidentado.

As trilhas de longa distância podem ser percorridas por meios de transporte não motorizados, como caminhadas, ciclismo e cavalgadas. Já no uso aquático acontece através da canoagem. Propondo maior desenvolvimento para as trilhas, o ministério lançou a Cartilha que apresenta os critérios de avaliação das propostas de adesão à Rede Nacional de Trilhas de Longo Percurso e Conectividade.

REDETRILHAS – Alguns desses parques nacionais são cortados por trilhas da Rede Trilhas, iniciativa do governo federal que reúne roteiros reconhecidos pelo seu patrimônio tanto para o turismo nacional quanto para a preservação ambiental das florestas brasileiras.

Para mais dicas e informações sobre os parques naturais do Brasil, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas , eles estão sempre a sua disposição.

CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2023/2024

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...