Como chegar em Tiradentes MG – Guia Completo

Como chegar em Tiradentes - Guia Completo

A grande vantagem de Tiradentes sobre as outras cidades da Estrada Real é seu tamanho, fica tudo concentrado no centro histórico que dá para percorrer tudo a pé. É um lugar para você conhecer com calma, intercalando as atrações com os vários restaurantes fantásticos da cidade. A Matriz de Santo Antônio impressiona pelo seu interior barroco e pelos concertos realizados no seu órgão centenário. Pelas ruas de paralelepípedo se espalham lojas de artesanato, decoração, cachaças, queijos e doces feitos em Minas Gerais.

Nos finais de semana, a Maria Fumaça liga Tiradentes a São João Del Rey que também tem um centro com casario e igrejas coloniais. Bichinho e Prado, duas vilas vizinhas, são passeios para quem está procurando inspiração para decorar a casa. Já para quem gosta de mais contato com a natureza, a Serra de São José, que circunda a cidade, tem muitas trilhas e mirantes para admirar o vale.

Tiradentes por Bruno Teixeira

Tiradentes é dessas cidades que, para quem mora perto, sempre vale mais uma visita, mas nessa minha última viagem de cinco dias para lá eu fiz um roteiro para quem está vindo de mais distante, de férias e tem mais tempo para aproveitar uma das mais charmosas cidadezinhas mineiras.

Nascida no início do séc. XVIII como Arraial Velho de Santo Antônio, atraiu aventureiros em busca de ouro, cresceu e mudou de nome para São José del-Rei. Não chegou a ter a riqueza e importância de Ouro Preto, mas seus moradores deixaram um legado importante de arte barroca como a igreja Matriz e o Chafariz de São José. Aqui também foi ponto de encontro de alguns Inconfidentes, entre eles o alferes que acabou sendo homenageado pela república em 1889, que rebatizou a cidade como Tiradentes. Com o fim da mineração, a vila foi esvaziando e quem sobrou, passou a viver da pecuária. Isso acabou preservando seu conjunto arquitetônico de casario baixo e ruas calçadas com pedras, tombado pelo IPHAN em 1938. Os turistas só foram aparecer a partir dos anos 80, com o surgimento de pousadas e principalmente dos restaurantes que a colocaram no mapa das viagens gastronômicas do Brasil. Hoje, a cidade histórica é procurada por quem está percorrendo a Estrada Real, quem quer um lugar tranquilo com clima de serra e cidade do interior, por quem gosta de história, comida boa, artesanato e peças de decoração, para viagens com filhos ou românticas e até para amantes da natureza.

Como chegar em Tiradentes ?

Os aeroportos mais próximos são Juiz de Fora, 173 km, mas com poucos voos, Belo Horizonte – Confins, 236 km, e Rio de Janeiro – Galeão, 320 km.

Confins é a melhor opção para quem está vindo de outros estados, a não ser que você queira combinar Tiradentes com alguns dias no Rio. Descendo de Belo Horizonte, inclua uma parada em Congonhas para ver o conjunto do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, patrimônio da humanidade.

É possível contratar um serviço de traslado ou alugar um carro para ter mais liberdade e conhecer mais da região.

Onde ficar em Tiradentes ?

Tiradentes tem uma variedade enorme de pousadas. Vale a pena ficar no centro histórico se não for de carro ou quiser fazer tudo a pé. Veja nossas favoritas:

  • Villa Allegra – é uma pousada pequena e romântica a 10min de caminhada do centro. Tem um excelente custo-benefício e um café da manhã memorável.
  • Mãe D’Água – tem a melhor localização da cidade, bem no Largo das Forras. Os quartos estão sendo renovados e recebendo ar-condicionado / aquecedor, enquanto os mais antigos só têm ventilador.
  • Santíssimo Resort – o discreto portão de entrada fica colado ao centro histórico, escondendo uma área enorme do resort. É uma construção moderna com o charme rústico de Tiradentes. Tem duas piscinas, restaurante, quadra de tênis, é uma ótima opção para famílias.

O que fazer em Tiradentes ?

Nós criamos um roteiro de 5 dias que tem um pouco de tudo que a cidade e a região oferecem. Começando com o tour Lendas da Vila que percorre as ruas e becos durante a noite, contando ‘causos’ de personagens que fizeram a história de Tiradentes. Um dia livre para visitar as igrejas, museus, aproveitar os restaurantes e fazer compras em Tiradentes, incluindo uma degustação de queijos. Um passeio de Maria Fumaça, a mais antiga em funcionamento no Brasil, seguido de visita ao Museu do Trem, que tem uma rotunda com várias locomotivas, e um tour a pé pelo centro histórico de São João del-Rei incluindo as impressionantes igrejas do Pilar, de talha dourada, e São Francisco, um dos mais belos exemplos do barroco de Aleijadinho. E para apreciar a vista, uma trilha moderada na Serra de São José, passando por trechos de Mata Atlântica, a Calçada dos Escravizados e a paisagem de rochas e cerrado do topo. Por último, uma visita a Bichinho, vila de inclinação artística, com workshop de artesanato e visita a uma cachaçaria.

Onde comer em Tiradentes ?

Nessa viagem eu comi em 16 lugares diferentes entre restaurantes, cafés e lojas. Juntando com outras viagens que fiz a Tiradentes, já conheço mais de 25 estabelecimentos. Minhas dicas para quem quer comer bem na cidade.

Da cozinha mineira contemporânea, eu apostei na barriga de porco assada do Tragaluz ($$$$) e sua famosa goiabada frita, de sobremesa, e me surpreendi com os sabores da mistura de Minas com Tailândia do Uaithai ($$$$).

A culinária tradicional também tem destaque em Tiradentes. O Virada’s do Largo ($$$) serve um farto tutu completo para 3 pessoas, da mesma forma que o frango com quiabo do Padre Toledo ($$$) e o frango com ora-pro-nobis do Ora Pro Nobis ($$), servem duas a três pessoas, dependendo da fome.

Para beber, não deixe de conhecer o 50 Tons de Malte ($$) com mais de 100 rótulos de cervejarias artesanais mineiras e boa seleção de petiscos. Compre um vinho mineiro Luiz Porto na Entrepot du Vin ($$) e sente nas almofadas da calçada, vendo as pessoas passarem.

Quando ir para Tiradentes ?

A alta temporada em Tiradentes é definitivamente os meses mais frios, com os preços mais altos em julho. As diárias de segunda a quinta costumam ser significativamente mais baixas, mas muita coisa fecha na segunda e terça, então use esses dias para fazer passeios de natureza e compras. Nos fins de semana a cidade enche, as diárias são mais altas e muitos hotéis exigem estada mínima de duas noites.

Feriados e festivais como o Gastronômico, Semana Criativa e o Bike Fest são muito concorridos e as tarifas bem mais altas.

Tiradentes combina bem com:

  • Belo Horizonte – vindo de outros estados, Confins é o melhor aeroporto. Passe duas noites para conhecer a capital mineira, seus mercados, museus e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
  • Inhotim – acrescente mais uma noite em BH e visite o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.
  • Ouro Preto – é um ótimo complemento para quem quer fazer um circuito de cidades coloniais. Dá para acrescentar ainda Congonhas e Mariana na mesma viagem.
  • Rio de Janeiro – se quiser fazer um passeio de praia e história, alugue um carro no Rio para conhecer Tiradentes, na volta saia cedo de lá e passe o dia em Petrópolis para visitar o Museu Imperial, e passe uns dias na Cidade Maravilhosa antes de voltar para casa.

Para mais dicas e informações sobre como chegar em Paraty, restaurantes, hotéis e muito mais, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas.

CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2022/2023

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...