Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções?

Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Chico Rasta / MTur
Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Chico Rasta / MTur

Em uma viagem pela Rota das Emoções, você se depara com um mosaico vibrante de cidades que pontilham o Nordeste do Brasil, um destino que promete não só satisfazer sua sede de aventura, mas também enriquecer sua compreensão da diversidade cultural e natural da região. Este roteiro, que se estende por três estados — Ceará, Piauí e Maranhão — foi criado há mais de uma década e permanece como um dos principais atrativos turísticos do país. Descobrir quais cidades fazem parte da Rota das Emoções é adentrar um caminho de descobertas onde cada parada é uma nova página em seu diário de viagem.

Vamos começar pelo Ceará, onde você pode sentir a brisa marítima em Cruz, perder-se na magia da Vila de Jericoacoara, explorar a história em Camocim, e contemplar a quietude em Barroquinha e Chaval. Desloque-se um pouco mais para o leste, e você chegará ao Piauí, onde Cajueiro da Praia aguarda com suas águas cristalinas, Luís Correia oferece uma faixa litorânea de tirar o fôlego, Ilha Grande revela os segredos dos Lençóis Piauienses, e Parnaíba serve de porta de entrada para o incrível Delta do Parnaíba.

Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Jade Queiroz / MTur
Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Jade Queiroz / MTur

E, por fim, mas não menos importante, o Maranhão, onde Araióses, Tutóia, Paulino Neves, Barreirinhas e Santo Amaro são joias incrustadas na rota, cada uma com sua singularidade e beleza próprias.

Para os ávidos por explorações marcantes, a Blumar Turismo é a escolha ideal para uma jornada segura e organizada por esta rota deslumbrante. Com expertise em proporcionar uma experiência imersiva, eles garantem que cada destino visitado na Rota das Emoções seja não apenas uma parada, mas um capítulo memorável na sua história de viagens.

Cada cidade nesta rota é uma porta para experiências únicas, onde a beleza natural se encontra com a rica tapeçaria cultural do Brasil. Escolha a Blumar Turismo e mergulhe em uma aventura onde cada momento é uma promessa de emoção pura e transformadora.

Conheça as Cidades que Compõem a Deslumbrante Rota das Emoções

A Rota das Emoções é um roteiro turístico que abrange várias cidades e vilarejos no Nordeste do Brasil, especificamente nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A lista completa de locais que fazem parte da rota pode variar, mas os principais pontos geralmente incluem:

Maranhão

  • São Luís: Capital do estado, é famosa por seu centro histórico de estilo colonial, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade é conhecida por suas festividades juninas, como o Bumba Meu Boi.
  • Barreirinhas: Conhecida como a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, oferece paisagens únicas de dunas de areia branca e lagoas de água doce.
  • Atins: Pequena vila de pescadores na entrada dos Lençóis Maranhenses, é um local tranquilo, ideal para kitesurf e para quem busca um ambiente mais rústico.
  • Santo Amaro do Maranhão: Menos explorada que Barreirinhas, essa cidade oferece acesso a áreas mais preservadas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
  • Paulino Neves: Conhecida pelas belas paisagens naturais que incluem dunas, rios e praias, é um ponto de conexão entre os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.
  • Tutóia: Portal do Delta do Parnaíba pelo lado do Maranhão, Tutóia é rica em dunas, mangues e ilhas fluviais.

Piauí

  • Parnaíba: É a segunda maior cidade do estado e ponto de partida para explorar o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas.
  • Ilha das Canárias: Localizada no Delta do Parnaíba, é uma das várias ilhas que formam o delta, oferecendo experiências únicas de ecoturismo e observação da vida selvagem.
  • Barra Grande: Vila de pescadores que se tornou um destino conhecido para a prática de kitesurf devido aos seus ventos constantes e paisagens naturais.
  • Luís Correia: Cidade litorânea com belas praias, dunas e lagoas, é um destino popular para turistas em busca de sol e mar.

Ceará

  • Camocim: Cidade litorânea com belas praias e uma atmosfera tranquila, é menos movimentada que Jericoacoara e oferece experiências de ecoturismo e aventura.
  • Jericoacoara: Antiga vila de pescadores que se tornou um dos destinos de praia mais famosos do Brasil, conhecida por suas dunas, lagoas e o pôr do sol na Pedra Furada.
  • Cruz: Município que serve como um dos acessos para Jericoacoara, além de ter suas próprias atrações naturais, como praias e lagoas.
  • Jijoca de Jericoacoara: É onde se localizam a famosa Lagoa do Paraíso e Lagoa Azul, dois dos principais pontos turísticos da região.
  • Preá: Conhecida por sua praia homônima, é um dos melhores pontos de kitesurf do mundo e possui uma paisagem natural preservada.

Cada um desses pontos oferece uma experiência singular, destacando a diversidade e a beleza natural da região nordeste do Brasil.

Explorar a Rota das Emoções em 2024 promete ser uma jornada repleta de descobertas e experiências inesquecíveis. Aqui estão 10 motivos que fazem deste roteiro uma escolha empolgante:

Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Biaman Prado / MTur
Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Biaman Prado / MTur
  1. Diversidade Geográfica: Conhecer três estados brasileiros incríveis em uma única viagem.

  2. Economia: Aproveitar um roteiro 3 em 1 que permite economizar enquanto se explora diversos destinos.

  3. Natureza Exuberante: Imersão em cenários naturais deslumbrantes e contato íntimo com a vida selvagem.

  4. Aventura Esportiva: Prática de esportes como kitesurf, windsurf, trekking e sandboard.

  5. Paisagens Paradisíacas: Admiração de praias, dunas e parques naturais de rara beleza.

  6. Cultura e Culinária: Experiência da cultura local e degustação da culinária regional rica em frutos do mar.

  7. Roteiro Organizado: Conforto de ter um roteiro bem planejado com guias experientes.

Para completar a lista com mais três motivos:

  1. Sustentabilidade: A rota promove o turismo sustentável, respeitando as comunidades e ecossistemas locais.

  2. Hospitalidade: A simpatia e a hospitalidade dos moradores locais, que fazem com que os visitantes se sintam em casa.

  3. História e Tradição: A chance de aprender sobre a história, tradições e folclore únicos de cada região visitada na rota.

Estes motivos juntos criam uma tapeçaria de experiências que tornam a Rota das Emoções um destino imperdível para 2024.

Curiosidades sobre a Rota das Emoções

Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções?

Aqui estão quatro curiosidades fascinantes sobre a Rota das Emoções que podem te surpreender:

  1. Origem do Nome: A expressão “emoção” vem do latim “emotione”, que significa movimento ou ato de mover. Esse conceito de se movimentar para fora da rotina e experimentar o novo inspirou a criação deste roteiro turístico excepciona.

  2. Diversidade de Municípios: A rota abrange 14 municípios, cada um com seus próprios atrativos e perfis de desenvolvimento, variando de locais badalados a pacatos e de simples a requintados.

  3. Sustentabilidade: A Rota das Emoções é reconhecida por suas práticas sustentáveis, tanto que foi incluída no Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, uma iniciativa do Ministério do Turismo do Brasil e Braztoa.

  4. Esportes Náuticos: A rota é um destino ideal para os amantes de esportes náuticos, como kitesurf, especialmente nas praias do Preá (CE), Barra Grande (PI), Atins e Santo Amaro (MA).

Estas curiosidades mostram o quão única e diversificada é a Rota das Emoções, oferecendo algo especial para todos os viajantes.

Explore a Rota das Emoções Compartilhada agora! Vagas Limitadas para 2024!

Embarque nesta jornada única pelos destinos mais incríveis do Brasil, com um roteiro mais acessível e serviços de qualidade comparáveis à Blumar. Traslados compartilhados para economizar, acomodações privativas para conforto absoluto.

Mas atenção! Apenas 8 saídas na temporada de 2024! As vagas estão se esgotando rapidamente. Garanta a sua antes que seja tarde demais! Não perca essa chance de viver emoções inesquecíveis na Rota das Emoções.

Posts que você também pode se interessar:

Perguntas Frequentes sobre a Rota das Emoções

Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Biaman Prado / MTur
Quais cidades fazem parte da Rota das Emoções? Foto: Biaman Prado / MTur

A Rota das Emoções é um roteiro turístico que atravessa três estados do Nordeste do Brasil: Ceará, Piauí e Maranhão, oferecendo uma diversidade de paisagens e atividades.

A rota inclui cidades como Jericoacoara, Barroquinha, Chaval no Ceará; Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba no Piauí; e Araióses, Tutóia, Paulino Neves, Barreirinhas e Santo Amaro no Maranhão.

  • Maranhão: Os Lençóis Maranhenses.

  • Piauí: O Delta do Parnaíba.

  • Ceará: A Vila de Jericoacoara.

Diversidade geográfica, economia, natureza exuberante, aventura esportiva, paisagens paradisíacas, cultura e culinária locais, e um roteiro organizado são alguns dos principais motivos.

Sim, incluem a origem do seu nome, a diversidade dos municípios envolvidos, a prática de sustentabilidade e os esportes náuticos disponíveis.

A rota é reconhecida por suas práticas sustentáveis e foi incluída no Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, refletindo o compromisso com o respeito aos ecossistemas e comunidades locais.

Sim, a Rota é perfeita para esportes de aventura, especialmente náuticos como kitesurf, e também trekking e hiking, principalmente nos Lençóis Maranhenses.

A Blumar Turismo é recomendada para uma experiência segura e bem organizada.

A rota oferece uma ampla gama de acomodações, de pousadas de charme a hospedagens simples e despojadas.

Previous slide
Next slide
CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2023/2024

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...