Onde Ver Animais no Brasil

Onde Ver Animais no Brasil
Onde Ver Animais no Brasil

A Blumar já rodou de norte a sul pra descobrir os melhores lugares pra admirar animais em seu habitat natural. Com isso criamos esse guia chamado Onde ver animais no Brasil.

Guia: Onde ver animais no Brasil em 2022

Veja abaixo nossas dicas e fale com nosso especialistas pra reservar a sua viagem de observação!

#1 – Onça pintada e animais da Amazônia

É um dos animais mais magníficos e raros de ser visto na Amazônia. O pacote de observação de onça é super restrito e só ocorre poucos duas no ano, mas vale muito a pena acompanhar os biólogos nessa expedição. E ainda tem botos, macacos, jacarés e vários outros animais.

Expedição Onça Pintada do Uakari Lodge é um dos programas mais espetaculares de observação de animais do Brasil. Os visitantes acompanham cientistas do Instituto Mamirauá enquanto eles estudam onças que passam vários meses vivendo sobre árvores, quando a floresta está alagada. Pelo tamanho da floresta Amazônica, avistar um desses felinos é um privilégio e uma emoção enorme! A Reserva Mamirauá também é a casa do macaco branco uacari, que só existe neste lugar.

Onde ficar: No próprio Uakari Lodge que é uma pousada flutuante dentro da reserva. Além da Expedição Onça Pintada, o Uakari é um projeto de turismo comunitário que envolve a comunidade ribeirinha que moram ali, e oferece outros pacotes de experiências na Amazônia.

Quando ir: O programa só está disponível para grupos pequenos de 4 turistas por saída, nas datas de 14 a 18 de junho, 21 a 25 de junho, 28 de junho a 02 de julho.

#2 – Lobo‑guará e animais do Cerrado

Pousada Trijunção é uma reserva particular de preservação do cerrado onde você pode acompanhar cientistas estudando e observando lobos guarás. Além disso, tem o menor jacaré do mundo, cervos, antas e outros bichos.
 

 maior canídeo da América do Sul é bem tímido e difícil de ser visto na natureza porque ele dorme a maior parte do dia e caça de noite, por isso a experiência de vê-lo na Pousada Trijunção é tão especial. Em parceria com o Projeto Onçafari, cientistas fazem o monitoramento do lobo-guará e levam turistas para aprender mais sobre esse animal fascinante. O cenário de cerrado ainda permite o avistamento de outros animais do bioma incluindo o raro jacaré-anão, que só existe por aqui.

Onde ficar: A Pousada Trijunção é uma antiga fazenda que foi reestruturada para receber turistas com todo o conforto. É um projeto incrível de conservação aliado a práticas sustentáveis de pecuária. As refeições são um dos pontos fortes da experiência.

Quando ir: O ano todo. De novembro a abril chove um pouco mais, mas em compensação o cerrado fica verdinho, lindo de se ver!

#3 – Safári no Pantanal

É o safári mais legal pra se fazer fora da África, nenhum outro lugar tem um concentração tão grande de animais com onças, capivaras, emas, tuiuiús, tamanduás.  Confira nossa Seleção de Lodges no Pantanal
 

Você conhece o Pantanal?  é o melhor lugar para ver vida selvagem em todas as Américas por causa da concentração e variedade de animais. Tamanduás, cervos, jacarés, pássaros de todos os tamanhos e cores, ariranhas e, claro, onças, são algumas das atrações do Pantanal. Eles podem ser vistos em passeios de jipe, canoa, a cavalo ou a pé, sem contar com as lindas paisagens da região que é uma mistura de cerrado e florestas, ficando ainda mais bonita quando está coberto de água.

Onde ficar: O Pantanal é dividido entre norte (no MT chegando por Cuiabá) e sul (no MS chegando por Campo Grande e Corumbá). Arraste para o lado e veja nossa seleção de pousadas em ambos os estados.

Quando ir: A alta temporada de observação vai de agosto a outubro, durante a seca, mas nas estações de transição, vazante e enchente, é possível curtir áreas secas e alagadas do Pantanal, e na cheia, muitos passeios de barco e pores do sol fantásticos refletindo na água.

#4 – Observação de vida marinha

Golfinhos que nadam junto aos barcos, tartarugas marinhas, peixes de muitas cores e pássaros que escolhem a ilha pra viver!
 

O Brasil não é rico só em vida selvagem terrestre, tem muito bicho pra se ver debaixo d’água, também! A clareza do mar, a variedade de peixes, tartarugas e golfinhos fazem de Fernando de Noronha um paraíso para mergulhadores, tanto de snorkel quanto de cilindro.

Onde ficar: O turismo na ilha conta com boas pousadas, algumas de luxo como o Nannai Noronha, Maravilha e Maria Bonita, e outras mais acessíveis como Hotel ColinaPousada da Praia, Pousada da Villa.

Quando ir: Dá para ir o ano todo, mas o mar estará mais claro de final de julho a meados de outubro.

#5 – Amazônia intocada

O Cristalino Lodge tem a vantagem de estar numa área de transição entre o Pantanal e a Amazônia, os animais desses dois biomas se misturam por aqui, e o isolamento do hotel é a chance de conhecer uma floresta intocada.
 

Cristalino Lodge é uma reserva privada no sul da Amazônia, norte do MT, que por causa de sua proximidade com cerrado e o Pantanal, é uma área cheia de animais desses três biomas, e um dos raros hotéis da Floresta Amazônica que dá pra ver bichos.

Onde ficar: O lodge oferece pacotes completos de hospedagem com refeições, passeios e traslados, em uma região que não tem outras opções de hotéis, por isso também que a área é tão preservada.

Quando ir: qualquer época do ano dá para ver animais, só muda quais estarão mais ativos em cada estação.

#6 – Mico‑leão‑dourado

Perto do Rio de Janeiro existe um santuário desse macaquinho que é símbolo da Mata Atlântica.

No município de Silva Jardim, a duas horas do Rio ou de Búzios, fica a Reserva Biológica de Poço das Antas onde vive a maior população de mico-leão-dourado do Brasil, uma espécie ameaçada que é o símbolo da Mata Atlântica, seu habitat natural.

A Associação Mico-Leão-Dourado realiza um trabalho de sucesso na preservação desses animais e recebe visitantes interessados em conhecer esse trabalho e ver de perto esses bichinhos. O passeio acontece em uma área de mata nativa onde vivem três famílias de micos. Com sorte, será possível ver uma dessas famílias e aprender com os monitores da AMLD que guiam o tour.

#7 – Golfinhos curiosos

Os golfinhos de Pipa são famosos por serem curiosos e chegarem bem perto dos turistas que nadam na praia deles.
 

Curiosos que são, os golfinhos de Pipa ficaram famosos por aproximarem-se dos turistas nas águas da Praia do Madeiro e da Baía dos Golfinhos. Por mais que eles cheguem perto, é proibido tocá-los já que eles são animais selvagens. Fique só admirando as brincadeiras que eles fazem para chamar a atenção.

Onde ficar: Pipa tem ótimas opções de hospedagem que incluem a Pousada Toca da Coruja, o Madeiro Beach, o Sombra e Água Fresca, e a Oka da Mata.

Quando ir: De setembro a março é quando chove menos, sendo abril a junho os meses mais chuvosos.

#8 – Baleias na costa brasileira

De junho a setembro tem vários pontos no Brasil pra observar baleias que vem pra nossa costa ter os seus filhotes e amamenta‑los. Arraste para o lado para ver as cidades onde é mais fácil observar baleias.
 

Das baleias que frequentam a costa do Brasil, a Jubarte é a mais comum e mais fácil de avistar, mas a Franca também dá as caras nas águas mais ao sul. Eles buscam os mares brasileiros atrás de temperaturas mais quentes para ter seus filhotes, e por aqui ficam até eles estarem mais grandinhos, então retornam para a Antártida.  Clique aqui e saiba onde ver baleias no Brasil.

Quando ir: A temporada de observação vai de julho a outubro.

#9 – Tartarugas marinhas

Em uma praia de Itacaré o Resort Txai mantém um projeto que há muitos anos ajuda na preservação de tartarugas marinhas. Quando as tartaruguinhas saem dos ovos e correm pro mar vira um evento no hotel.
 

TxaiTaruga é um projeto de preservação de tartarugas marinhas realizado em parceria com o TAMAR. Mais de 60 mil tartaruguinhas já passaram pela praia em frente ao resort. Os hóspedes que têm a sorte de estar lá nesse período assistem tudo bem de perto.

Onde ficar: Apesar de Itacaré ter vários hotéis, a praia onde isso tudo acontece fica um pouco afastada da cidade, e o legal é ficar hospedado no Txai para prestigiar quem faz um trabalho tão legal de preservação.

Quando ir: Tartarugas fazem ninhos nessa praia em várias épocas do ano, mas em maio é a maior quantidade de nascimentos.

#10 – Pássaros fantásticos

O Brasil é um paraíso para observadores de pássaros, mas é na Amazônia que tem um dos rituais de acasalamento mais curiosos do mundo.
 

Os passarinheiros do Brasil são dos mais sortudos do mundo, já que aqui eles podem observar mais de 1900 espécies, muitas só encontradas aqui. Na região de Presidente Figueiredo, Amazonas, vive um dos pássaros mais belos e engraçados do país. O galo da serra tem um comportamento muito peculiar de acasalamento, grupos de machos se reúnem numa clareira para “cantar e dançar” para as fêmeas. Esse cortejo pode ser visto no documentário Dança dos Pássaros, no Netflix.

Onde Ficar: O Amazon Emotions tem um programa especial de observação de aves da Amazônia e fica em Presidente Figueiredo, oferecendo uma das experiências mais imersivas para visitar a floresta.

Quando ir: de junho a outubro é a época para ver os galos da serra se exibindo.

#11 – Um gigante gentil – Peixe Boi

O peixe boi marinho quase desapareceu da nossa costa, por isso é tão especial ver os esforços para salvá‑los em Alagoas. E ainda dá pra emendar com as praias lindas e piscinas naturais.

Em Tatuamunha vive um dos animais mais gentis e ameaçados do Brasil, o peixe-boi marinho. Condutores credenciados pelo ICMBio levam turistas para ver esses mamíferos nos manguezais do rio Tabatinga, usando uma espécie de jangada empurrada por vara, já que motor é proibido para não ferir os animais. O bônus fica por conta da vida marinha que também pode ser observada nos corais da região.

Onde ficar: A Costa dos Corais de Alagoas tem opção de hotéis maravilhosos há apenas poucos kms de Tatuamunha como a Casa Acayu, Pedras do Patacho, Aldeia Beijupira, Reserva do Patacho e Pousada do Toque.

Quando ir: Entre setembro a março é quando chove menos, ideal para ver as belas piscinas naturais que se formam nos corais. De abril a junho são os meses mais chuvosos.

5 Motivos para te convencer a escolher destinos para ver animais em sua próxima viagem

Onde Ver Animais no Brasil

Escolher esses destinos para ver animais no Brasil oferece uma experiência única e inesquecível para os amantes da natureza e da vida selvagem. Aqui estão cinco motivos para visitar estes locais:

Diversidade de Espécies

Cada um destes destinos abriga uma variedade incrível de espécies animais. Desde a majestosa onça-pintada na Amazônia até os curiosos golfinhos em Pipa, cada local oferece a chance de observar animais que muitas vezes são únicos em seus habitats.

Observação Responsável e Sustentável

Estes destinos promovem uma observação de animais responsável, que respeita o ambiente natural e contribui para a conservação das espécies. Muitos destes locais têm programas que trabalham na preservação da fauna local.

Experiências Educativas e de Conservação

Além da observação, muitos destes locais oferecem a oportunidade de aprender sobre esforços de conservação e pesquisa. Participar destas experiências aumenta a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Beleza Natural Exuberante

Além da fauna, estes destinos estão situados em algumas das regiões mais belas do Brasil, desde as florestas tropicais da Amazônia até as áreas úmidas do Pantanal. Isso proporciona uma experiência imersiva na natureza, onde a vida selvagem é apenas uma parte do cenário incrível.

Interação Única com a Vida Selvagem

Muitos destes locais oferecem a chance de ver os animais de perto, mas de uma forma que é segura tanto para os visitantes quanto para os animais. Isso cria um momento de interação única e respeitosa com a vida selvagem.

Visitar esses destinos não é apenas uma viagem, mas uma jornada educativa e inspiradora que aproxima os visitantes do mundo natural de uma maneira respeitosa e sustentável.

Posts que você também pode se interessar:

FAQ: Onde Ver Animais no Brasil com a Blumar Turismo

Onde Ver Animais no Brasil - Foto: Ana Claudia Jatahy / MTur
Onde Ver Animais no Brasil - Foto: Ana Claudia Jatahy / MTur

A melhor época para observar a onça pintada na Amazônia é durante os meses de junho e julho, quando a Expedição Onça Pintada do Uakari Lodge é realizada. Esses meses oferecem a oportunidade única de acompanhar cientistas do Instituto Mamirauá em suas pesquisas.

Na Pousada Trijunção, você pode observar o lobo-guará, o menor jacaré do mundo, cervos, antas e outros animais típicos do Cerrado. A pousada proporciona uma experiência única de observação desses animais em seu habitat natural.

A alta temporada de observação no Pantanal vai de agosto a outubro, durante a seca. No entanto, nas estações de transição, é possível ver tanto áreas secas quanto alagadas, oferecendo uma experiência diversificada de safári.

Fernando de Noronha é um excelente destino para observar vida marinha, incluindo golfinhos, tartarugas marinhas e uma variedade de peixes coloridos. A melhor época para mergulhos claros é de final de julho a meados de outubro.

No Cristalino Lodge, situado na transição entre o Pantanal e a Amazônia, você pode observar uma variedade de animais desses biomas em um ambiente preservado e isolado, proporcionando uma experiência única de contato com a natureza.

Sim, na Reserva Biológica de Poço das Antas, perto do Rio de Janeiro, você pode observar o mico-leão-dourado, símbolo da Mata Atlântica e uma espécie ameaçada, em seu habitat natural.

A melhor época para observar os golfinhos em Pipa é de setembro a março, que é o período com menos chuvas. Durante esses meses, os golfinhos são vistos frequentemente nas águas da Praia do Madeiro e da Baía dos Golfinhos.

A temporada de observação de baleias na costa brasileira vai de julho a outubro, quando baleias Jubarte e Franca migram para águas mais quentes para terem seus filhotes.

No projeto TxaiTaruga em Itacaré, você pode observar tartarugas marinhas em um programa de preservação realizado em parceria com o TAMAR. Maio é o mês com maior quantidade de nascimentos de tartarugas.

Para observar o galo da serra e outras espécies de pássaros na Amazônia, a melhor época é de junho a outubro, quando ocorrem os rituais de acasalamento dessas aves.

Previous slide
Next slide
CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas para 2024

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...